Variedade é a palavra que melhor define o ano de 2015 para a indústria dos videojogos. Entre muitos lançamentos e remakes, as grandes produtoras e estúdios independentes estão a melhorar a experiência de utilização para os jogadores. Mas com a chegada da época natalícia, e perante uma oferta tão ampla de títulos, qual é a melhor escolha para quem deseja oferecer ou adquirir um videojogo?

O Observador perguntou a três pessoas que entendem bem do assunto: Anthony Sousa, Tiago Saramago e Tiago Gonçalves, ou como são chamados no mundo dos videojogos, SirKazzio, DrM4ster e Tiagovski, respetivamente. São três dos mais populares youtubers gamers portugueses, cujos canais contam com gameplays, vlogs e livestream onde falam de videojogos numa perspetiva pessoal e com uma boa dose de humor.

As recomendações estão divididas em cinco categorias:

jogos_desporto

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

SirKazzio: “Bom, em relação a desporto, muitas pessoas acabam por escolher sempre os mesmos, FIFA ou PES por ser futebol e muita gente gostar, mas na minha opinião, um jogo que está lindo, tanto em jogabilidade como em gráficos, é o WWE 2K16, é um jogo em luta livre (wrestling) e acho que seria um jogo muito divertido para passar umas boas tardes a jogar com amigos sem ter que estar sempre a jogar o mesmo tipo de jogos.”

DrM4ster:FIFA 16 – Mais um ano com o FIFA na liderança dos simuladores de futebol. O modo ‘Ultimate Team’ continua a conquistar os fãs da franquia e certamente que vais querer um Ronaldo ou um Messi para a tua Super Equipa de Estrelas!”

Tiagovski:FIFA 16 – Para mim é um dos jogos online mais porreiros para se jogar, com uma jogabilidade incrível e sempre bem atualizado, bons gráficos, principalmente a cara dos jogadores está muito bem feita e, claro, quem são os homens que em casa não gostam de jogar um fifazinho? :D”

jogos_shooter

SirKazzio: “Sem dúvida alguma, recomendo a 500% o Grand Theft Auto V, é um jogo shooter e pode ser online ao mesmo tempo. Apesar de provavelmente muitíssimas pessoas já o terem comprado, não deixa de ser uma excelente prenda para o Natal. No jogo dá para fazer absolutamente tudo o que imaginarmos, além disso permite jogar em modo online.”

DrM4ster:Star Wars Battlefront – Jogo obrigatório para os fãs da saga! Acreditem que vão querer parar no meio de uma batalha épica para apreciar um poucos dos cenários reproduzidos no jogo. Apesar de alguns mapas serem ‘pequenos’ a emoção das batalhas, armas e personagens compensam!”

Tiagovski: “Para o pessoal que gosta de FPS [First Person Shooter], Counter-Strike: Global Offensive é sem dúvida a escolha certa para modos divertidos, competitivos ou até mesmo entre amigos apenas, tem de tudo no jogo e está muito bem organizado, sem quaisquer bugs, porém é preciso algum tempo para se começar a ser realmente um bom jogador competitivo no CS go!”

jogos_online

SirKazzio: “Eu vou indicar dois jogos online que gostei bastante: o Rocket League que é um excelente jogo de futebol e carros ao mesmo tempo, cada carro é um jogador e a equipa que marcar mais golos em menos de 4 ou 5 minutos é a vencedora, é um jogo muito louco, rápido e muito divertido! O segundo jogo seria Star Wars Battlefront, foi lançado recentemente e está espetacular, é um jogo onde podemos controlar várias das personagens dos filmes Star Wars e com vários modos de jogo online, o lado da Luz contra o lado Negro, ou todos contra todos, entre outros modos, é um jogo bastante divertido, onde podemos perder horas a jogar com amigos, uns contra os outros, ou todos na mesma equipa.”

DrM4ster: Heroes of the Storm – Não gostas de MOBA’s [Multiplayer Online Battle Arena]? Eu também não até conhecer esta criação da Blizzard. Vários mapas, cada um com o seu modo de jogo para deixares de lado a monotonia. Grátis mas com um ‘Starter pack’ à venda com algumas personagens, skins e mounts.”

Tiagovski:Minecraft – Sem duvida um jogo que parecendo que não é top, através deles conseguimos jogar inúmeros minigames, tem um preço acessível e ainda podemos criar os nossos mundos e jogar com amigos seja onde for! Temos minigames desde PVP [Player Versus Player], até simplesmente carros, bolas, de tudo, poções, boss’s épicos e tudo em formato quadrado que é o mais engraçado!”

jogos_rpg

SirKazzio: “Um RPG com gráficos excelentes, muito mistério, muitas missões e muitas horas de jogo e diversão é sem dúvida Bloodborne, só de pensar na quantidade de coisas que há no jogo e que podemos fazer, dá vontade de ir jogar! É um excelente jogo para aqueles que procuram um RPG cheio de escuridão, monstros e mistérios, é perfeito!”

DrM4ster: Fallout 4 sem sombra de dúvidas! Um jogo ideal para curtir nas férias, pois merece ser bem explorado. E para quem nunca jogou qualquer Fallout, recomendo a edição Fallout Anthology, uma edição especial de colecionador.”

Tiagovski:Metin2 – Um jogo que se demora a aprender mas que ao longo dos anos evolui muito, dedicação e gosto pelo jogo é o essencial para o jogar, temos que passar por vários níveis, aprender a fazer poções, missões super difíceis, e tudo que fazemos cedo no jogo vai ajudar-nos mais tarde!”

https://www.youtube.com/watch?v=GE2BkLqMef4

jogos_familia

SirKazzio: “Não há muito para pensar nesta categoria, o melhor jogo que há neste momento para a família divertir-se junta é sem dúvida o Just Dance 2016, é muito divertido, imagina a família inteira a dançar na sala enquanto jogam para ver quem faz mais pontos, é a diversão perfeita para que procura jogar e estar com a família ao mesmo tempo!”

DrM4ster:Mario Party 10 chega para uns belos serões em família! Sempre na maior diversão com montes de desafios para família ou amigos. Claro, um exclusivo Wii U.”

Tiagovski: “Sem duvida Mario Party 10, muito divertido, vai surgir azia, risos, um pouco de tudo, para a família não há melhor! Um jogo de tabuleiro mas em consola :D O que faz com que joguemos com comando, mas ao mesmo tempo a família inteira joga sem parar!”