Rádio Observador

Marketing

30 escolhas: Diz-me como é o saco de compras, dir-te-ei quem és

Andar de mãos dadas a um macaco, transportar uma máquina de lavar roupa pelo shopping, levantar pesos enquanto faz compras. Há sacos que permitem tudo isto. É o marketing a fazer de nós cúmplices.

Numa altura em que todas as árvores de Natal estão rodeadas de sacos vermelhos e verdes ou laços dourados e prateados, estes sacos ficam à margem dos conceitos tradicionais dos embrulhos. Uns parecem interagir com o transportador, outros dirigem-se ao público em redor e alguns têm a função de sensibilizar para uma determinada realidade.

Uma das estratégias de marketing utilizadas pelas marcas de produtos é o “bagvertising”, uma expressão que se refere à publicidade efetuada pelas companhias nos sacos de compras. A vantagem? A pessoa que transporta o produto acabado de comprar também se torna no veículo de uma mensagem que vai ser transmitida ao público nas ruas ou corredores de um centro comercial. E assim o universo de compradores pode aumentar. Para além disso revelam muito sobre quem anda com eles – porque há quem se atreva, tenha preferências e gosta de as exibir.

Dos mais discretos até aos mais criativos – alguns deles inserem-se no “marketing de guerrilha” por fazerem frente a uma concorrência muito forte que exige formatos mais arrojados para que a marca seja notada – o Observador mostra-lhe 30 dos mais surpreendentes. Explore a fotogaleria.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mlferreira@observador.pt
Marketing

Marketing é filosofia. E da boa

Fernando Pinto Santos

O marketing é uma filosofia de gestão baseada num foco nos mercados e na criação de valor, surgiu como alternativa a uma filosofia centrada na produção e não orientada para os consumidores.

Inovação

A energia dos millennials

Rui Assis

A geração millennial é exigente e quer conveniência, simplicidade e rapidez. Mas estarão as empresas preparadas para responder e conquistar esta geração de consumidores? Talvez ainda falte algo.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)