O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou para laranja o aviso para as cinco ilhas do grupo central dos Açores devido à chuva, aviso que se mantém até às 07:00 (hora de Lisboa) de sexta-feira. O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e é considerado indicador de uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Nas cinco ilhas do grupo central — Terceira, Faial, São Jorge, Graciosa e Pico — vigora também um aviso amarelo para vento até às 24:00 e de trovoada até às 12:00 do dia de Natal. Segundo a Delegação Regional dos Açores do IPMA, “a superfície frontal intensificou-se, pelo que foi elevado o aviso, e tudo indica que durante a madrugada de hoje e a manhã de sexta-feira a precipitação poderá ser forte no grupo central”.

O grupo oriental – ilhas de Santa Maria e de São Miguel – mantém um aviso amarelo para chuva, trovoada e vento a partir das 00:00 e até às 12:00 de sexta-feira. Fonte do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores disse à agência Lusa que os incidentes mais significativos ocorridos hoje foram registados na ilha do Faial, quando uma ribeira transbordou e atingiu uma casa, embora não haja registos de desalojados, e na ilha Terceira, onde a chuva intensa obstruiu uma via.

“Não há danos nem vítimas a registar”, destacou este responsável.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR