A polícia de Viena alertou para o risco de acontecer numa capital europeia um ataque a tiro ou à bomba antes do Ano Novo. A informação terá sido encaminhada por serviços secretos “amigos”, que não especificaram ameaças concretas em nenhum lugar em específico.

“Trata-se de um indício que, devido à sua intensidade, indica que enfrentamos uma situação de perigo mais elevada do que a vivida até agora”, explica o comunicado, citado pelo The Guardian.

O relatório, no entanto, continha os nomes de vários possíveis atacantes para servir de base para as investigações para as autoridades locais. Christoph Pölzl, porta-voz da polícia de Viena, explicou à agência Austria Press Agency, em citação do jornal The Guardian, que não há evidências de que os nomes dos possíveis atacantes sejam reais. “Foram mencionados os nomes de vários possíveis atacantes, mas a investigação da lista e outras investigações não trouxeram nenhum resultado concreto”, afirmou.

Pölzl recusou-se a citar quais foram as outras capitais europeias que receberam o alerta. A capital austríaca aumentou o nível de segurança, sobretudo em locais muito frequentados, eventos e zonas de congestionamento de trânsito. Também estão a decorrer operações para identificar objetos suspeitos em lugares públicos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR