O futuro pode estar já ao virar da esquina, aparentemente. Muito em breve, os carros voadores prometem saltar do ecrã dos cinemas (Relatório Minoritário é um exemplo, mas há mais) para as estradas e os céus de uma qualquer cidade mundial. Para já, nos Estados Unidos, a autoridade que rege a aviação daquele país aprovou o início dos testes de voo de um exemplar de carro voador, conhecido como TF-X.

A empresa que produz este automóvel, a Terrafugia, já está a desenvolver este projeto há vários anos. Inicialmente pensou que poderia já estar a comercializá-lo em 2012, mas só agora vão começar os testes. Segundo a revista Slate, a empresa pode agora testar um protótipo deste veículo com cerca de um décimo do tamanho que o automóvel virá a ter quando chegar ao mercado.

Para voar, o TF-X não precisa de uma pista de descolagem nem de aterragem. No momento em que o condutor quiser levantar voo, abrem-se duas asas laterais, cada uma com uma hélice que fazem o carro voar como um helicóptero.

Esta empresa não é a única no mundo a trabalhar num projeto de carro voador. A Aeromobil, companhia eslovaca, lançou um modelo próprio que os responsáveis queriam em comercialização até 2017. Os testes que se fizeram já este ano não correram bem: o carro caiu poucos segundos depois de iniciado o primeiro voo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR