A Câmara Municipal de Matosinhos vai criar um Museu da Diáspora e da Língua Portuguesa, de nome Cais, a ficar instalado numa rua do concelho que se chamará a rua dos Museus, anunciou hoje o presidente da autarquia.

Em declarações aos jornalistas no final de uma visita a vários espaços de Matosinhos pelo ministro da Cultura, João Soares, o presidente da câmara, Guilherme Pinto, disse que o projeto está a ser encabeçado pela antiga ministra Isabel Pires de Lima e terá um primeiro orçamento de cerca de dois milhões de euros, embora não quisesse adiantar a localização precisa por não estar ainda assinada.

João Soares mostrou-se “feliz e honrado” por visitar espaços como as futuras instalações da Casa da Arquitetura, na antiga Real Vinícola, e, questionado sobre que tipo de apoio poderá o Governo dar aos projetos da autarquia realçou que “há muitas maneiras de apoiar” e alertou: ” Nós faremos aquilo que nos for possível. Não estejam à espera que sejamos capazes de fazer milagres no plano financeiro”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR