O polémico magnata norte-americano Donald Trump, pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, criticou na segunda-feira à noite o ex-presidente Bill Clinton pelo seu “terrível historial de abuso de mulheres”.

As palavras estão contidas num pequeno texto na conta pessoal de Trump na rede social Twitter, incluídas como parte de uma crítica à mulher de Bill Clinton, Hillary, pré-candidata democrata à Casa Branca nas eleições de 2016.

“Se Hillary pensa que pode dar rédea solta ao marido, com o seu terrível historial de abuso de mulheres, enquanto joga a cartada das mulheres comigo, está equivocada”, escreveu Trump no Twitter, líder nas sondagens sobre a nomeação presidencial republicana.

O comentário do multimilionário, que não citou nenhum exemplo para sustentar a alegação, é o último de uma guerra de palavras com a família Clinton sobre questões do género e discriminação sexual.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No fim de semana, Trump acusou Bill Clinton, que presidiu os Estados Unidos entre 1993 e 2001, de “sexismo” após terem sido publicadas informações sobre a participação do ex-presidente norte-americano, em 2015, nas ações de campanha da mulher, favorita na candidatura presidencial dos democratas nas eleições de novembro próximo.

“Hillary Clinton anunciou que vai permitir ao seu marido fazer campanha, mas não demonstrou uma inclinação para o sexismo. Tão desapropriado”, escreveu sábado Trump no Twitter.

Numa entrevista publicada a 23 deste mês, a ex-secretária de Estado norte-americana acusou Trump de ter uma “inclinação sexista”.

“Realmente, deploro o tom da sua campanha, a retórica inflamatória que usa para dividir as pessoas”, acrescentou Hillary Clinton.