O ex-primeiro-ministro da Tailândia Abhisit Vejjajiva e o ex-chefe do Exército Aungpong Pojinda foram absolvidos de abuso de poder pela Comissão Anticorrupção no caso da repressão dos protestos dos ‘camisas vermelhas’ em 2010, informam esta quarta a comunicação social local.

O secretário da comissão, Sansern Poljiak, anunciou na terça-feira a resolução, a qual também absolve o ex-vice-primeiro-ministro Suthep Thaugsuban, noticia hoje o jornal Bangkok Post.

O órgão abriu uma investigação contra os três ex-responsáveis por terem ordenado a dispersão, à força, dos protestos antigovernamentais entre 10 de abril e 19 de maio de 2010, que resultou em 92 mortos e em cerca de 1.800 feridos.

Sansern afirmou que os soldados tiveram que usar a força para dispersar os manifestantes que ocupavam há várias semanas diversas avenidas e jardins do centro de Banguecoque.

Segundo as autoridades, alguns dos manifestantes transportavam armas, o que justificou a carga dos soldados armados.

‘Camisas vermelhas’ é a designação pela qual são conhecidos os membros da Frente Unida contra a Ditadura e para a Democracia, os quais pediam a realização de eleições e defendiam o retorno ao país do ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra.

A Tailândia vive uma grave crise desde o golpe militar que, em 2006, derrubou Thaksin, que se encontra no exílio para não cumprir uma pena de dois anos de prisão por um caso de corrupção.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR