O antigo governador de Nova Iorque George Pataki anunciou, esta terça-feira, a sua intenção de abandonar a corrida pela nomeação republicana para as presidenciais, manifestando esperança de que os norte-americanos elejam a “pessoa adequada” para a Casa Branca.

“Esta noite suspendo a minha campanha para Presidente, mas estou certo de que podemos eleger a pessoa adequada”, disse na rede social Twitter George Pataki que, segundo as sondagens, figurava na cauda das intenções de voto, com um apoio próximo de 0%.

“Precisamos de eleger um Presidente que vá fazer três coisas: confrontar e vencer o islamismo radical, reduzir o poder e o tamanho de Washington e unir-nos de novo na crença deste grande país”, afirmou o republicano, num vídeo de despedida publicado, esta noite, no YouTube.

Republicano moderado, George Pataki, de 70 anos, foi governador de Nova Iorque, um estado fortemente democrata, durante três mandatos consecutivos entre 1995 e 2006, pelo que estava na liderança durante os ataques de 11 de setembro de 2001.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As eleições primárias para as presidenciais e ‘caucus’ deverão realizar-se em fevereiro do próximo ano, altura em que os eleitores escolhem os delegados à convenção de nomeação partidária que, por sua vez, decide o candidato às presidenciais.

A saída de cena de Pataki junta-se à retirada de outros republicanos como o ex-governador do Texas Rick Perry, que foi o primeiro pré-candidato presidencial a abandonar, ao governador de Luisiana, Bobby Jindal, ao governador de Wisconsin, Scott Walker e ao senador Lindsey Graham.

A lista de aspirantes à nomeação republicana para as presidenciais tem atualmente 12 nomes, entre os quais se destaca o magnata do imobiliário Donald Trump, que lidera as sondagens, com 35,6% de intenções de voto, seguido do senador Ted Cruz (18,6%), segundo dados de terça-feira da Real Clear Politics.

A eleição do 45.º Presidente dos Estados Unidos está marcada para 08 de novembro de 2016.