Presidenciais 2016

Debates. Marcelo tem confronto com três candidatos outsiders

634

RTP vai fazer debate com os 10 candidatos presidenciais. Discussão durará 2 horas. Marcelo vai debater com os três candidatos-surpresa na TVI24.

Um debate a dez. Será inédito na história do debate televisivo político. A RTP convidou todos os candidatos presidenciais para o debate de dia 19 de janeiro. O dia já estava reservado mas a RTP contava apenas com os sete candidatos, que entraram nos frente a frente que arrancam nas três televisões já a partir de dia 1, sexta-feira. Mas como, entretanto, o Tribunal Constitucional (TC) validou as dez candidaturas que deram entrada, o convite foi assim alargado às dez personalidades.

Com tanta gente a querer discutir entre si, o debate terá uma duração mínima de duas horas, confirmou o Observador junto da RTP. A Antena 1 faz o mesmo já esta segunda-feira, dia 4, entre as 10h e as 12h. A rádio pública já te experiência de debates com muita gente: o máximo foram 12 participantes, em 2007, na campanha para as eleições autárquicas intercalares em Lisboa.

Os dez candidatos são António Sampaio da Nóvoa, Cândido Ferreira, Edgar Silva, Henrique Neto, Jorge Sequeira, Maria de Belém, Marcelo Rebelo de Sousa, Marisa Matias, Paulo Morais e Vitorino Silva (Tino de Rans).

Segundo a agenda Lusa, no dia 1 para além dos três frente a frente que já estavam previstos, haverá ainda um debate na TVI24 entre Marcelo e os três candidatos outsiders: Cândido Ferreira, Jorge Sequeira e Tino de Rans.

A edição desta quarta-feira do Expresso Diário avançara durante a tarde que os canais de televisão (RTP, SIC, TVI) propunham realizar mais três debates com os três últimos candidatos a oficializar candidatura. A ideia é pôr Marcelo frente a Jorge Sequeira, Cândido Ferreira e Tino Rans; Maria de Belém Roseira frente a Jorge Sequeira, Cândido Ferreira e Tino Rans, e Sampaio da Nóvoa também frente àqueles três novos candidatos.

Segue a lista de todos os debates, antes da calendarização dos três novos frente a frente:

Dia 1 de janeiro (sexta-feira)

Sampaio da Nóvoa vs. Marisa Matias (RTP1)

Maria de Belém vs. Paulo Morais (SIC Notícias)

Henrique Neto vs. Edgar Silva (TVI24)

Marcelo Rebelo de Sousa vs. Cândido Ferreira, Jorge Sequeira e Tino de Rans (TVI24)

Dia 2 de janeiro (sábado)

Sampaio da Nóvoa vs. Henrique Neto (RTP1)

Marisa Matias vs. Paulo Morais (TVI24)

Maria de Belém vs. Edgar Silva (SIC/N)

Dia 3 de janeiro (domingo)

Edgar Silva vs. Paulo Morais (RTP1)

Marcelo Rebelo de Sousa vs. Henrique Neto (SIC/N)

Maria de Belém vs. Marisa Matias (TVI24)

Dia 4 de janeiro (segunda-feira)

Todos os candidatos (Antena 1)

Maria de Belém vs. Henrique Neto (RTP1)

Sampaio da Nóvoa vs. Edgar Silva (TVI24)

Marcelo Rebelo de Sousa vs. Marisa Matias (SIC/N)

Dia 5 de janeiro (terça-feira)

Marcelo Rebelo de Sousa vs. Edgar Silva (RTP1)

Henrique Neto vs. Marisa Matias (SIC/N)

Sampaio da Nóvoa vs. Paulo Morais (TVI24)

Dia 6 de janeiro (quarta-feira)

Marisa Matias vs. Edgar Silva (RTP1)

Marcelo Rebelo de Sousa vs. Paulo Morais (TVI24)

Henrique Neto vs. Paulo Morais (SIC/N)

Dia 7 de janeiro (quinta-feira)

Marcelo Rebelo de Sousa vs. Sampaio da Nóvoa (SIC)

Dia 8 de janeiro (sexta-feira)

Marcelo Rebelo de Sousa vs. Maria de Belém (RTP1)

Dia 9 de janeiro (sábado)

Sampaio da Nóvoa vs. Maria de Belém (TVI)

Dia 19 de janeiro (terça-feira)

Debate com todos os candidatos (RTP)

Todos queremos saber mais. E escolher bem.

A vida é feita de escolhas. E as escolhas devem ser informadas.

Há uns meses o Observador fez uma escolha: uma parte dos artigos que publicamos deixariam de ser de acesso totalmente livre. Esses artigos Premium, por regra aqueles onde fazemos um maior investimento editorial e que mais diferenciam o nosso projecto, constituem a base do nosso programa de assinaturas.

Este programa Premium não tolheu o nosso crescimento – arrancámos mesmo 2019 com os melhores resultados de sempre.

Este programa tornou-nos mesmo mais exigentes com o jornalismo que fazemos – um jornalismo que informa e explica, um jornalismo que investiga e incomoda, um jornalismo independente e sem medo. E diferente.

Este programa está a permitir que tenhamos uma nova fonte de receitas e não dependamos apenas da publicidade – porque não há futuro para a imprensa livre se isso não acontecer.

O Observador existe para servir os seus leitores e permitir que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia. Por isso o Observador também é dos seus leitores e necessita deles, tem de contar com eles. Como subscritores do programa de assinaturas Observador Premium.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Finanças Públicas

Como evitar um 4º resgate? /premium

Paulo Trigo Pereira

Portugal necessita de mais doze anos (três legislaturas completas) de crescimento económico e de finanças públicas quase equilibradas para sair da zona de risco financeiro em que ainda se encontra.

Brexit

Boris Johnson /premium

João Marques de Almeida

Em Londres, só um louco ou um suicida é que defenderiam o acordo assinado com a União Europeia. Resta saber se os líderes europeus terão a lucidez de reconhecer o evidente: o acordo que existe morreu.

Ambiente

A onda verde na UE e os nacionalismos

Inês Pina

Se hoje reduzíssemos as emissões de CO2 a zero já não impedíamos a subida de dois graus centígrados. E estes “míseros” dois graus vão conduzir ao fim das calotas polares e à subida do nível do mar.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)