Este Natal foi presenteado pela tia com um magnifico e sempre útil par de meias – daquelas “clássicas”, com duas raquetes cruzadas, branquinhas como o gesso? Ou com uma camisola em lã, tricotada pelas mãos da própria avó, tão quentinha que irrita (e o “irrita”, aqui, é literal; irrita a pele) e com um padrão natalício que não lembra nem ao menino Jesus? Então este artigo é para si.

No Instagram — essa vitrine virtual onde a luxúria (e até a avareza) não são pecados capitais, mas antes o pão nosso de cada dia da ostentação — há quem tenha tido um Natal com menos rabanadas e mais garrafas Dom Perignon, com menos peúgas brancas e camisolinhas de lã e mais relógios Franck Muller ou cobertas da Hermès. Mas cobertas para quê? Estes de quem lhe falo não desfrutam do Natal no quentinho da lareira, mas no quentinho das águas plácidas das Bahamas.

E quem são? São ricos, muito ricos, e nem a trintões chegaram ainda — aliás, muitos deles são menores. Chamam-lhes os “Rich Kids of Instagram”. Ei-los:

Zach Rothman. Os pais, Harold e Wendi, são proprietários de uma cadeia de restaurantes na Califórnia. Mas Zach não confraternizou no Natal com eles. Passou-o, isso sim, em Las Vegas. Mas se há tanta gente que viaja para Las Vegas nesta época do ano, como é que Zach furou as filas nos aeroportos? A resposta é fácil: viajou no seu jato privado, com um chef a cozinhar só para ele, enquanto abriu umas garrafinhas de Dom Perignon e Gran Patrón.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nicky Kaufman. Também é norte-americano, mas de Miami, na Florida. Nicky foi celebrar o Natal, não para a neve, mas para as areias das Bahamas. E não foi sozinho: levou consigo umas quantas garrafas do que há de mais caro entre o champagne. E mostrou-as no Instagram, pois claro.

View this post on Instagram

It's beginning to look a lot like Christmas?

A post shared by Tiffany Ariana Trump (@tiffanytrump) on

O pai, Donald, anda a calcorrear os Estados Unidos para ver se assenta arraiais na Casa Branca. Tiffany Trump herdou do pai a fortuna — felizmente não herdou os genes nem o sublime penteado; sai à mãe, Marla Maples. E posou diante da sua tremenda (de alta e de tão decorada) árvore de Natal, rodeada de presentes — quase todos, quer-nos parecer, para o irmão mais novo, Barron.

https://www.instagram.com/p/-vHaTZKvQJ/?taken-by=1hungj

Quem comprou os presentes a Hung não foi muito, como chamar-lhe?… criativo. É que comprou tudo na Hermès. E Hung posou ao lado dos presentinhos — e das muitas, muitas caixas cor-de-laranja e empilhadas onde os presentinhos vinham embrulhados.

O senhor Parsons, pai de Kyle, é um mãos-largas. Enviou uma mensagem ao filho, como quem não quer a coisa, a dar-lhe conta de uma “doação” que fez… na sua conta. Só para gastos de Natal. Quanto? 14 mil euros. Quem não, não é?

https://www.instagram.com/p/_UcU-Vnzjp/?taken-by=denizgunizi

Deniz Gunizi é maquilhador e hair stylist. E ofereceu a si mesmo no Natal um relógio Franck Muller, com diamantes encrostados. Custou qualquer coisa como 13 mil euros. A nós, ofereceu-nos uma fotografia onde o ostenta. Não era preciso, Deniz.

https://www.instagram.com/p/_DJRQwQw9r/?taken-by=richardmuljadi

E por falar em relógios. A mãe de Richard, Kartini Muljadi, é, diz a Forbes, a mulher mais rica da Indonésia. Richard e os amigos gostam de relógios. Então, Richard juntou-os a todos no Natal e ofereceu-lhes sete. Mais o dele, claro.