A ministra da Administração Interna afirmou esta quinta-feira que o nível de ameaça terrorista em Portugal se mantém inalterado, assegurando que não há razão para alarme, apesar de alguns países europeus terem cancelado ou restringido os festejos nesta época.

Em Bruxelas, capital da Bélgica, os festejos de Ano Novo foram cancelados, em Madrid, capital espanhola, as autoridades impuseram restrições de acesso a alguns locais e o ministro francês da Administração Interna disse hoje que o terrorismo é uma ameaça global, em todas as cidades europeias.

“Portugal está preparado para essa ameaça [terrorista]. Neste momento, o nosso nível concreto de ameaça não subiu. E tudo faremos para prevenir atentados terroristas, embora frise que não há razão para alarme: o nosso nível de ameaça concreto mantém-se inalterado”, garantiu a ministra Constança Urbano de Sousa, durante uma deslocação, esta noite, à Ponte Vasco da Gama, em Lisboa, para acompanhar a operação rodoviária “Ano Novo” da GNR.

Questionada sobre a forte presença de elementos policiais junto de zonas comerciais, a governante explicou que esse reforço policial é meramente preventivo tendo em conta a época natalícia.

“Temos visto um reforço da segurança, sobretudo junto das zonas onde há grandes aglomerados de pessoas. Mas é um reforço de segurança que eu diria que é normal nesta época, embora talvez com um bocadinho mais de visibilidade”, justificou a ministra.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR