Rui Silva, do Sporting, venceu esta quinta-feira a corrida São Silvestre da Amadora, enquanto Catarina Ribeiro, do Benfica, foi a ganhadora no setor feminino nesta 41.ª edição da tradicional prova de fim de ano.

O vencedor percorreu os 10 km do percurso em 30.01 minutos, derrotando por dois segundos o seu colega de equipa José Moreira, enquanto o benfiquista Rui Pinto foi terceiro, a 13 segundos.

Na corrida feminina, o pódio foi todo formado por atletas do Benfica. Catarina Ribeiro gastou 33.55, chegando com 24 segundos de vantagem sobre Vanessa Fernandes e 54 segundos sobre Mónica Silva.

Rui Pinto, vencedor em 2014, foi o principal animador da corrida, mas na parte final foram os atletas do Sporting a superiorizarem-se, com Rui Silva, que fora segundo na São Silvestre de Lisboa, a ganhar, atacando na última subida para a meta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Senti-me bem, com mais ritmo competitivo e acabei por vencer, como era minha intenção”, afirmou Rui Silva, que anteviu assim o Nacional de Estrada, no próximo dia 23: “foi um bom indicativo para essa prova mas ainda estamos longe, faltam muitos dias”

Na corrida feminina, Catarina Ribeiro deixou Vanessa Fernandes para trás bem mais cedo. “É uma prova bastante exigente mas senti-me bastante bem e fiquei muito feliz com este triunfo”, afirmou a atleta do Benfica, que se mostrou cautelosa relativamente ao Nacional de Estrada. “O Benfica é o campeão em título e vamos querer mantê-lo, mas até dia 23 muito pode ainda acontecer”, disse.

Classificações:

MASCULINOS:

1. Rui Silva (Sporting), 30.01 minutos.

2. José Moreira (Sporting), 30.03.

3. Rui Pinto (Benfica), 30.14.

4. Hugo Correia (Sporting), 30.23.

5. Eduardo Mbengani (Sporting), 30.44.

FEMININOS:

1. Catarina Ribeiro (Benfica), 33.55 minutos.

2. Vanesssa Fernandes (Benfica), 34.19.

3. Mónica Silva (Benfica), 34.49.

4. Daniela Cunha (Sporting), 35.00.

5. Carla Martinho (Adercus), 35.08.