Um homem de 25 anos foi esta quinta-feira detido e acusado de planear um ataque terrorista, em nome do autodenominado Estado Islâmico (EI), na noite de Ano Novo em Rochester, Nova Iorque, anunciaram as autoridades norte-americanas.

Emanuel Lutchman foi acusado de tentar fornecer material de apoio ao EI, adiantou o Departamento de Justiça norte-americano citado pela AFP.

Perante esta acusação, se for condenado, Lutchman pode enfrentar uma pena que pode chegar aos 20 anos de prisão.

As autoridades adiantaram que o suspeito, que afirma ter recebido orientações de um operacional do EI no estrangeiro, pretendia levar a cabo um ataque armado contra civis num restaurante/bar localizado em Rochester, Nova Iorque, na noite de Ano Novo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O seu plano era para ser levado a cabo “em nome do Estado Islâmico e com o objetivo de se juntar ao EI no estrangeiro”, segundo uma declaração das autoridades.

O procurador federal que lidera o processo afirmou que a detenção envia uma mensagem a todos os outros que estejam a considerar possíveis ataques inspirados no grupo jihadista.

Lutchman é um muçulmano por conversão com um registo criminal que remonta há quase dez anos, e que inclui uma condenação por roubo, segundo documentos do tribunal.

Rochester é uma cidade localizada na parte oeste do estado de Nova Iorque, a mais de 500 quilómetros de Manhattan.

Na Europa, Paris e Bruxelas cancelaram os festejos de Ano Novo devido a alertas de possíveis ataques terroristas nesta noite.

Milhares de polícias estão de prontidão para a noite de Ano Novo, incluindo na cidade de Nova Iorque, onde os milhares esperados na praça de Times Square serão vigiados pelas forças de segurança, incluindo os elementos de uma nova força antiterrorismo.