Apesar do forte vento e agitação marítima, centenas de pessoas juntaram-se ao início da manhã desta sexta-feira na praia de Carcavelos, em Lisboa, para o primeiro banho do ano, cumprindo uma tradição com mais de meio século.

Trajados de pai e mãe natal, de prisioneiro 33 (alusivo ao número do prédio onde vive o ex-primeiro-ministro José Sócrates, que esteve detido em prisão domiciliária, depois de ter cumprido a prisão preventiva em Évora), ou vestindo imitações de fatos de banho antigos ou de bandeiras de Portugal e de clubes desportivos, dezenas de pessoas venceram o frio e vento e mergulharam no agitado mar de Carcavelos.

Na praia, os bombeiros estavam de prevenção e, junto à zona escolhida para mergulhos, alguns homens tocavam acordeão, junto a umas bancas montadas recheadas com frango assado, bolinhos, batatas fritas ou vinho tinto e pão.

“A água está boa, gosto sempre deste primeiro banho do ano”, disse à Lusa Maria Joaquina, que junto com o marido cumpre a tradição há mais de cinco anos. Na praia, algumas, mas poucas, crianças participaram o festejo, assim como alguns cães junto com os donos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR