Pode ser difícil manter a aura respeitável num almoço de família no dia 1 de janeiro. A conversa começa (ou descamba) pela noite anterior e mesmo que se queira persuadir os companheiros de mesa de que se comeram as passas e se foi para a cama de seguida, a cara pode denunciar a mentira. Regra número 1: negar sempre e convencer toda a gente de que está alinhada com a nova tendência de maquilhagem vinda da Ásia: a hangover makeup (maquilhagem de ressaca) não a vai deixar ficar mal.

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No Japão chamam-lhe byojaku, que podemos traduzir por “ar adoentado”, e pesquisando esta palavra ou a hashtag #hangovermakeup no Instagram é fácil compreender de que se fala: aparecem raparigas de olhos ensonados e lábios pálidos; o cabelo meio desalinhado e brilhante. O resultado final é um ar cansado e vulnerável, quase infantil — a palavra mais usada para o descrever pela internet é cute, ou seja, querido.

Para as japonesas, mais fácil do que fazer direta ou passar uma noite inteira rodeada de bebidas espirituosas é pegar num blush rosado e passá-lo de forma exagerada na pálpebra inferior (onde normalmente se aplica o corretor de olheiras). O batom só se põe no centro dos lábios e os seus limites esbatem-se com base ou corretor. Praticamente reproduções em tamanho real das bonecas de anime ou manga, os desenhos animados e a banda desenhada japonesa, respetivamente.

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Pela Coreia do Sul, a imagem final é semelhante: um ar mais jovem (num sentido praticamente infantil) e “mais extrovertido”, diz a Bustle. Mas neste país o foco está nos olhos, que se querem inchados. A moda tem o nome de aegyo sal, ou “olhos que sorriem”, e segundo o Daily Mail quem defende esta tendência argumenta que faz com que os olhos pareçam maiores e evidenciam a alegria quando se sorri.

Para ser mais preciso, a zona que as sul-coreanas e todos os ícones pop deste país andam a salientar não são as olheiras. Uma noitada não serve. O que se destaca é a almofada que está no limite da pálpebra inferior, como mostram os inúmeros tutoriais pelo YouTube.

As formas de chegar ao aegyo sal perfeito variam: há a técnica do jogo de sombras para criar a ilusão de inchaço ou, num passo mais ousado, a marcação desta zona da pele com fita adesiva. Há, no entanto, um vasto público que acredita que esta moda será intemporal e recorre à cirurgia plástica para evidenciar estas bolsas debaixo dos olhos.

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A hashtag #aegyosal tem milhares de referências nas redes sociais e a indústria sul-coreana da maquilhagem não está indiferente a isto. Há já paletas de sombras só para este bocadinho de pele e canetas semelhantes às corretoras para o mesmo efeito.

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Por mais bizarro que tudo isto pareça, não podemos dizer nunca a esta tendência (e pelo Instagram, pelo menos, já não são só as asiáticas que aderem ao aegyo sal). Afinal, foi esta mesma indústria de maquilhagem que se lembrou do BB Cream.