O risco terrorista em Munique, no sul da Alemanha, voltou ao nível em que se situava “antes das ameaças de atentados” na véspera da passagem de ano e já não é considerado iminente, anunciou nesta sexta-feira a polícia local. “Globalmente, avalio a situação em Munique”, em matéria de risco terrorista, “como sendo aquela que prevalecia antes destas ameaças concretas de atentados”, que levou à evacuação de duas estações de metro, disse aos jornalistas o chefe da polícia de Munique, Hubertus Andrä.

O responsável referiu que “segundo os últimos elementos da investigação, não há o risco de atentado em Munique”. O alerta tinha sido dado na quinta-feira à noite, depois de as autoridades alemãs terem recebido indicações de dois serviços de informação estrangeiros “de países amigos”, acrescentou o responsável, sem facultar mais detalhes.

No entanto, o chefe da polícia reconheceu que as autoridades alemãs não sabem se os alegados suspeitos existem verdadeiramente. “Nós não sabemos se os nomes (comunicados) existem, se estas pessoas existem realmente e, se sim, onde elas se encontram”, indicou ainda.

Na noite passada, a polícia alemã revelou ter “indicações de que um ataque terrorista” estava a ser preparado no sul da cidade de Munique, tendo evacuado duas estações de metro e apelado à população para que evitasse grandes concentrações. Algumas horas depois do alerta, o ministro do estado da Baviera, Joachim Hermann, afirmou que o movimento extremista Estado Islâmico (EI) terá planeado perpetrar um atentado suicida em Munique, na véspera de ano novo.

Já Hermann declarou na altura que, apesar de não haver 100% de certezas, as informações recebidas eram demasiado importantes pelo que não podiam ser ignoradas e foram tomadas medidas imediatas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR