O Real Madrid falhou neste domingo a oportunidade de subir ao segundo lugar da liga espanhola de futebol, ao empatar a dois golos no estádio Mestalla, em Valência, em jogo da 18.ª jornada que teve um final louco.

A equipa orientada por Rafael Benítez até entrou melhor no jogo e, aos 16 minutos, já vencia por 1-0, num golo do internacional francês Karim Benzema, a concluir fantástica triangulação com Gareth Bale e Cristiano Ronaldo.

No entanto, à beira do intervalo, o Valência restabeleceu o empate através de um penálti executado por Daniel Parejo, castigo máximo ‘fabricado’ pelo internacional luso André Gomes, numa jogada na área ‘merengue´ em que bateu o seu compatriota Pepe em velocidade e forçou este a derrubá-lo para o travar.

O jogo foi quase sempre equilibrado, mas na ponta final a carga emotiva subiu exponencialmente perante a toada de parada e resposta que culminou com dois golos e oportunidades sucessivas para os dois lados chegarem ao triunfo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Real Madrid adiantou-se de novo aos 82 minutos, através de um desvio de cabeça de Gareth Bale, na sequência de um livre, mas a equipa ‘merengue’ mal teve tempo de festejar, porque o Valência restabeleceu o empate na jogada seguinte, pelo ponta de lança Paco Alcácer.

Qualquer das equipas poderia ter chegado à vitórias nos minutos finais, mas a oportunidade mais soberana desperdiçou-a o Valência, quando Álvaro Negredo, que substituiu Daniel Parejo aos 85 minutos, completamente isolado face ao guarda-redes costa-riquenho Keylor Navas, não foi capaz de o bater.

O médio croata Mateo Kovacevic do Real Madrid foi expulso aos 68 minutos.

Pelo Valência foram titulares os portugueses João Cancelo e André Gomes, enquanto pelo Real Madrid alinharam Pepe e Cristiano Ronaldo.

Com este resultado, o Atlético Madrid comanda o campeonato com 41 pontos, mais dois do que o FC Barcelona, que empatou nesta jornada sem golos no terreno do Espanyol, e mais quatro do que o Real Madrid.

A 18.ª jornada fecha na segunda-feira com o Sporting Gijon-Getafe.