Ana Gomes foi anunciada como uma das mandatárias da campanha de Sampaio da Nóvoa, partilhando com Rui Tavares das ideias do antigo reitor da Universidade de Lisboa para a União Europeia. Apesar de ter sugerido o nome de Maria de Belém no início de 2015, a eurodeputada socialista defende que o fez quando “só se falava de homens para candidatos presidenciais” e que já em junho de 2012 tinha mostrado preferência por Sampaio da Nóvoa.

“Sampaio da Nóvoa sempre foi o meu candidato preferido. Disse que ele daria um belo Presidente até porque poderia ter o apoio do Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio”, afirmou a socialista ao Observador. O texto em que Ana Gomes diz que Sampaio da Nóvoa tem perfil para candidato presidencial foi publicado no blog Causa Nossa, a seguir ao discurso do agora candidato nas celebrações do 10 de junho em Vila Viçosa, onde falou a convite de Cavaco Silva.

Nesse texto, Ana Gomes escreveu: “Com o discurso deste 10 de junho, plantou em muitas cabeças e reforçou na minha, a esperança, a vontade, a determinação. É justamente para isso que serve um Presidente da República. Ele pode sê-lo. Tem todas as qualidades para o ser”. E mantém este entendimento sobre Sampaio da Nóvoa, garantindo esta segunda-feira que o antigo reitor tem o perfil adequado e que é amiga de “vários candidatos” nesta corrida a Belém.

Em 2012, Gomes indicou mesmo “habemus candidatum”, dizendo que a poderiam acompanhar nesta convicção “vultos ilustres do país, como Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio”, algo que veio a acontecer. Ter levado o nome de Maria de Belém ao PS no início de 2015, aconteceu porque “só havia homens” na corrida e falava-se de figuras como Jaime Gama ou Luís Amado. Agora, a eurodeputada garante que não tem dúvidas em “dar a cara pela candidatura” de Sampaio da Nóvoa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR