292kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Que fazer em 2016? O criador do Facebook vai construir um robô

Este artigo tem mais de 5 anos

Mark Zuckerberg, criador do Facebook, já tem uma resolução para este novo ano: vai construir um robô com inteligência artificial para ajudar lá em casa.

i

Justin Sullivan/Getty Images

Justin Sullivan/Getty Images

Ler dois livros por mês, aprender mandarim e conhecer uma pessoa nova todos os dias. Estes foram os desafios autopropostos por Mark Zuckerberg nos últimos três anos. Para 2016, o criador da rede social Facebook decidiu elevar um pouco a fasquia: vai construir um robô “para executar [tarefas] em casa” e para o “ajudar com o trabalho”.

O anúncio foi feito pelo próprio, através de uma publicação na rede social. “O meu desafio pessoal para 2016 é construir uma simples inteligência artificial”, explica Zuckerberg. “Pensem nela como uma espécie de Jarvis, [da saga] Homem de Ferro”, acrescentou.

O projeto é ambicioso e Zuckerberg prefere não entrar em detalhes muito técnicos. Indica apenas que vai “começar por explorar as tecnologias que já andam por aí”. Ainda assim, deixa-nos algumas pistas:

  • “Vou ensiná-lo a compreender a minha voz para controlar tudo em minha casa — música, luzes, temperatura e por aí em diante”;

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

  • “Vou ensiná-lo a deixar os amigos entrar [em casa], identificando as suas caras quando tocam à campainha”;
  • “Vou ensiná-lo a alertar-me caso esteja a acontecer alguma coisa no quarto da Max que requeira a minha atenção” — (Max é a filha bebé do casal Zuckerberg).

No campo do trabalho, o criador do Facebook pretende que o robô seja capaz de o ajudar a “visualizar dados em realidade virtual”, para o ajudar também a “construir melhores serviços” e a liderar os seus projetos “de forma mais eficaz”.

Se será capaz de o fazer, isso já é outra história. Zuckerberg promete partilhar “ao longo do ano” o que for aprendendo com o projeto. “Deverá ser um desafio intelectual divertido, [o de] programar isto por mim mesmo”, conclui.

Every year, I take on a personal challenge to learn new things and grow outside my work at Facebook. My challenges in...

Posted by Mark Zuckerberg on Sunday, January 3, 2016

Editado por Filomena Martins.

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.