A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, liderada pelo social-democrata Luís Gomes, convidou o ex-primeiro-ministro, José Sócrates, para um debate sobre justiça que decorrerá este sábado em Vila Real de Santo António.

Afirmando ser “amigo” do ex-primeiro-ministro, o autarca social-democrata garante ao Observador ter “estima” pelo socialista e frisa ser “útil fazer uma reflexão” sobre justiça neste momento. “É bom debater estes temas polémicos”, diz. E considera “um embuste” a suspeita de que os promotores do empreendimento turístico Vale do Lobo beneficiaram com uma alteração ao Protal feita pelo Governo de Sócrates.

O convite para o debate “Política, Justiça e Indiferença” foi anunciado pela própria autarquia e será moderado pelo presidente da Câmara, Luís Gomes. Tem como objetivo “avaliar – na primeira pessoa – algumas das fragilidades que os organismos governamentais, o sistema judicial e os media revelaram ao lidar com um caso ímpar em termos de popularidade, propenso a diversas leituras e reações nos mais variados setores da sociedade portuguesa”, segundo comunicado enviado à imprensa.

A autarquia diz que José Sócrates deverá falar sobre as questões “que conduziram às suspeitas que recaem sobre si”, e outros temas de justiça e política nacional.

O social-democrata já tinha saído em defesa de José Sócrates quando foram noticiadas alegadas irregularidades na elaboração do Plano de Ordenamento do Território para o Algarve para beneficiar o empreendimento de Vale do Lobo, afirmando que o processo decorreu com “enorme transparência”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR