O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) disse que a ministra da Administração Interna manifestou “total abertura” para se iniciarem negociações e se encontrarem soluções para os principais problemas do setor.

“Houve uma total abertura para a negociação e para se encontrar uma solução de muitos problemas que estão em cima da mesa”, disse à agência Lusa o presidente da LBP, Jaime Marta Soares, após a primeira reunião com a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa.

Jaime Marta Soares adiantou que a LBP levou à ministra um dossiê com as principais reivindicações dos bombeiros, tendo ficado marcada uma reunião com o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, para o dia 11 de janeiro para se dar início às negociações sobre as várias questões.

“A ministra disponibilizou para que, em conjunto, e a partir do próximo dia 11, possamos reunir com o secretário de Estado da Administração Interna para setorizar as várias propostas que estão em cima da mesa, trabalhá-las por setores e criar grupos de trabalho para dar andamento às questões mais prioritárias”, afirmou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entre as principais reivindicações, segundo a LBP, está o aumento salarial aos bombeiros que integram o dispositivo de combate a incêndios florestais durante o verão.

Jaime Marta Soares disse que atualmente os bombeiros ganham, por 24 horas de serviço, 45 euros, e a LBP propõe que passem a ganhar 50 euros por 12 horas.

Incentivos ao voluntariado, como a criação do cartão social do bombeiro, e a sustentabilidade financeira das corporações dos bombeiros são outras das reivindicações.