Os nossos hábitos estão a mudar. Os nossos horários estão a mudar. Trabalhamos até mais tarde, comemos mais tarde. Por vezes, refeições completas, outras vezes apenas uma ceia. Quem não gosta de um copo de leite e de umas bolachas ou, mesmo, de uma tosta mista antes de se deitar? Certamente adormecerá mais aconchegado. No entanto, e segundo um estudo recente, este tipo de alimentação poderá ter um impacto negativo na memória e nas nossas capacidades de aprendizagem.

Investigadores da Universidade da Califórnia chegaram à conclusão que fazer refeições a horas a que se deveria estar a dormir reduz a performance cognitiva. Experiências efetuadas com ratos permitiram perceber que as moléculas envolvidas na formação de memória foram alteradas nos animais que foram alimentados quando deveriam estar a dormir. Como a formação de memórias de longo prazo ocorre no hipocampo, os investigadores da UCLA concluíram que o horário das refeições pode atrapalhar a respetiva fisiologia, e, portanto, a capacidade de aprender. Estas conclusões podem ser extrapoladas para os humanos.

Conclusões? Organize muito bem as suas refeições, tente comer às horas convencionais. Mas, claro, se por alguma emergência ou por algum imperativo de trabalho tem de comer tarde, opte por uma barra de cereais e não por um gelado.

Texto de Tiago Antunes, editado por João Cândido da Silva

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR