“Será um ano muito trabalhoso e de debate vivo”. É assim que o Presidente da República antevê o novo ano político. Na cerimónia de apresentação de cumprimentos de Ano Novo à Assembleia da Repúblicano Palácio de Belém, Cavaco recordou ainda os dez anos de relacionamento “muito intenso” que manteve com o Parlamento, mas em que foi sempre possível manter uma cooperação institucional “perfeitamente correta e leal”.

“Durante estes dez anos o relacionamento entre a Presidência da República e o parlamento foi muito intenso, recebemos da Assembleia da República cerca de 950 diplomas para promulgação. Mas, durante esses dez anos foi sempre possível manter uma cooperação institucional perfeitamente correta e leal, independentemente das diferenças de posição e no respeito pelo princípio da separação de poderes”, afirmou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva.

Em jeito de balanço dos dez anos em que esteve em Belém, Cavaco Silva fez também referência à forma como a Presidência da República e o parlamento foram exercendo os seus poderes “sem quaisquer medos ou receios”, antecipando um ano de 2016 “muito trabalhoso para a Assembleia da República, não apenas pelos desafios internos com que o país está confrontado, mas também porque a envolvente internacional é extremamente complexa”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR