O presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro (PS), anunciou que vai ser construída um novo estabelecimento prisional em Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel.

Vasco Cordeiro fez este anúncio no final de uma reunião com o primeiro-ministro, António Costa, em Lisboa.

Ao enumerar os temas abordados com António Costa (PS), o governante açoriano disse que debateu, “à cabeça, a questão do estabelecimento prisional de Ponta Delgada e a necessidade de construção de um novo estabelecimento prisional”.

“Desta reunião sai já a decisão de que é para avançar esta construção”, frisou Vasco Cordeiro, adiantando que, “dentro em breve, deslocar-se-ão aos Açores técnicos que poderão fazer uma escolha das várias possibilidades de local que existem”.

Serão também revistas as questões de arquitetura, “de forma que, rapidamente, seja possível dar outra dignidade a estes serviços do Estado”, afirmou.

Em dezembro de 2015, o Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, tinha 195 reclusos – 192 homens e três mulheres.

Em novembro, o Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional anunciou a elaboração de um inquérito sobre “a situação grave” da cadeia de Ponta Delgada.

“Falamos de um estabelecimento prisional que tem próximo de 150 anos e que, pela sua idade, demonstra um estado avançado de degradação e não reúne condições de alojamento individual dos reclusos, nem condições dignas de trabalho para os guardas prisionais”, disse à agência Lusa, na ocasião, o presidente do sindicato.

A construção de uma nova cadeia é uma pretensão antiga, tendo sido já disponibilizados terrenos pelo Governo Regional e Câmara de Ponta Delgada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR