Os aeroportos portugueses registaram o maior crescimento de sempre em 2015, com um crescimento de 11% face ao ano anterior, totalizando 38,9 milhões de passageiros, segundo dados divulgados hoje pela ANA – Aeroportos de Portugal.

A maior subida percentual foi registada nos aeroportos dos Açores, onde o crescimento foi de 25,7%, chegando a 1,6 milhões de passageiros, no ano da liberalização das ligações aéreas para este arquipélago.

O Aeroporto de Lisboa ultrapassou a barreira dos 20 milhões de passageiros em 2015, uma subida de 10,7% face ao ano anterior e o Aeroporto do Porto atingiu 8,1 milhões de passageiros, um crescimento de 16,7% face a 2014.

Já em Faro, o crescimento foi de 6,4%, para os 6,4 milhões de passageiros, enquanto na Madeira se atingiu os 2,7 milhões de passageiros, mais 6,3% do que no ano anterior.

Segundo a ANA, “o crescimento sustentado de passageiros dos últimos anos resulta da atratividade dos aeroportos da rede e do esforço de captação de novas rotas e companhias aéreas”.

“Por outro lado, os últimos dois anos foram marcados por um forte crescimento do tráfego ‘low cost’ [de baixo custo], principalmente em 2015, ano em que o crescimento das companhias ‘low cost’ foi bastante superior ao registado no segmento tradicional”, refere ainda a gestora aeroportuária, detida pelo grupo francês Vinci.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR