O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aumentou para 11 os distritos do continente sob “aviso amarelo” devido à agitação marítima, chuva e vento forte cujas rajadas podem chegar aos 100 quilómetros por hora nas terras altas.

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria e Coimbra estão sob “aviso amarelo” entre as 6 horas desta quinta-feira e as 15 horas de sexta-feira devido à previsão de agitação marítima, com ondas com quatro a cinco metros.

Já os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real e Castelo Branco vão estar sob “aviso amarelo” a partir da meia-noite desta quinta-feira e até às 15 horas de sexta-feira devido à previsão de vento forte com rajadas entre os 90/100 quilómetros por hora nas terras altas e períodos de chuva, por vezes forte.

O instituto colocou também o grupo central dos Açores (Graciosa, Terceira, São Jorge, Pico e Faial) sob “aviso amarelo” devido à chuva, que poderá ser pontualmente forte e vento entre as 3 horas e as 15 horas desta quinta-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O “aviso amarelo”, o terceiro mais grave numa escala de quatro níveis, alerta para situações de risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas.

O IPMA prevê para esta quinta-feira no continente céu muito nublado, períodos de chuva, mais intensa no Minho, e fraca na região sul, vento fraco a moderado de sudoeste, soprando moderado a forte no litoral oeste, com rajadas até 70 quilómetros por hora a norte do Cabo Raso, e forte, com rajadas até 90 quilómetros por hora, nas terras altas.

Está também prevista neblina ou nevoeiro em alguns locais e subida de temperatura, em especial da mínima.

Em Lisboa, as temperaturas vão oscilar entre 15 e 17 graus Celsius, no Porto entre 15 e 16, em Vila Real entre 12 e 13, em Bragança entre 11 e 12, em Viseu entre 11 e 13, na Guarda entre 8 e 12, em Castelo Branco entre 13 e 15, em Coimbra entre 13 e 16, em Évora entre 11 e 15, em Beja entre 12 e 16, em Santarém entre 15 e 18 e em Faro entre 15 e 18.

Nos Açores prevê-se períodos de céu muito nublado, por vezes com abertas para a tarde, chuva pontualmente forte na madrugada e manhã, passando a aguaceiros no grupo central e vento fresco com rajadas da ordem dos 70 quilómetros por hora. Em Santa Cruz das Flores, as temperaturas vão variar entre 11e 16 graus Celsius, na Horta entre 12 e 17, Angra do Heroísmo entre 11 e 17 e em Ponta Delgada 12 e 18.

Na Madeira prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade, possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca a partir da tarde e vento fraco, tornando-se moderado de sudoeste a partir do final da manhã. No Funchal as temperaturas vão variar entre 14 e 20 graus.