Exercício Físico

O plano de treino para começar a correr e chegar aos 10 quilómetros

1.156

Quer ser um ás da corrida ou simplesmente levantar o rabo do sofá? Bastam 5 semanas para passar de novato a maratonista com este plano elaborado pelo Observador. Calce os ténis e faça-se à estrada.

Use o programa de treino do Observador como ponto de partida para planear as suas corridas e vá aumentando a distância, dificuldade e velocidade à medida que for melhorando.

ANDREIA REISINHO COSTA

Autor
  • Sílvia Silva

Dizem que a forma mais eficaz de começar a correr é simplesmente calçar os ténis. No entanto, se nunca correu (ou se já não corre há muito tempo), nem o calçado lhe vai dar motivação suficiente para abraçar este novo desafio. Como principiante, deve dedicar tempo a desenvolver a sua capacidade de corrida — bem como a sua condição física geral. Um programa de preparação tem de dar tempo entre corridas para os músculos recuperarem e deve ajudar o corpo a criar resistência de forma gradual.

Ao longo das semanas, a distância das corridas deve ser aumentada para garantir que permanece estimulado e motivado. No entanto, um bom treino começa sempre com exercícios de aquecimento com uma duração de 10 minutos e acaba com o mesmo tempo de arrefecimento. A corrida, essa, varia consoante as sessões e os minutos e deve ser intercalada com alguns minutos a caminhar.

Com a ajuda do guia Corrida e Maratona, elaborámos um programa de treino de cinco semanas que o vai transformar num autêntico atleta de alta competição. Use e abuse do plano, em fotogaleria, e lembre-se que quanto mais correr, melhor se tornará a fazê-lo.

marato

O guia vai ser lançado no próximo dia 15 de janeiro e custa 18,80€

Texto editado por Ana Dias Ferreira.

    Se tiver uma história que queira partilhar ou informações que considere importantes sobre abusos sexuais na Igreja em Portugal, pode contactar o Observador de várias formas — com a certeza de que garantiremos o seu anonimato, se assim o pretender:

  1. Pode preencher este formulário;
  2. Pode enviar-nos um email para abusos@observador.pt ou, pessoalmente, para Sónia Simões (ssimoes@observador.pt) ou para João Francisco Gomes (jfgomes@observador.pt);
  3. Pode contactar-nos através do WhatsApp para o número 913 513 883;
  4. Ou pode ligar-nos pelo mesmo número: 913 513 883.
Texto de Sílvia Silva, ilustração de Andreia Reisinho Costa.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
África do sul

África do Sul – Que Futuro?

Jaime Nogueira Pinto

Em vésperas de eleições, a República da África do Sul vive dias instáveis, entre a democracia e a cleptocracia. E radicalização de um ANC em quebra eleitoral pode por em causa os equilíbrios do regime

Governo

A famiglia não se escolhe? /premium

Alberto Gonçalves
364

Se ainda não se restringiu o executivo aos parentes consanguíneos ou afins do dr. Costa, eventualidade que defenderia com empenho, a verdade é que se realizaram amplos progressos na área do nepotismo

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)