Dizem que a forma mais eficaz de começar a correr é simplesmente calçar os ténis. No entanto, se nunca correu (ou se já não corre há muito tempo), nem o calçado lhe vai dar motivação suficiente para abraçar este novo desafio. Como principiante, deve dedicar tempo a desenvolver a sua capacidade de corrida — bem como a sua condição física geral. Um programa de preparação tem de dar tempo entre corridas para os músculos recuperarem e deve ajudar o corpo a criar resistência de forma gradual.

Ao longo das semanas, a distância das corridas deve ser aumentada para garantir que permanece estimulado e motivado. No entanto, um bom treino começa sempre com exercícios de aquecimento com uma duração de 10 minutos e acaba com o mesmo tempo de arrefecimento. A corrida, essa, varia consoante as sessões e os minutos e deve ser intercalada com alguns minutos a caminhar.

Com a ajuda do guia Corrida e Maratona, elaborámos um programa de treino de cinco semanas que o vai transformar num autêntico atleta de alta competição. Use e abuse do plano, em fotogaleria, e lembre-se que quanto mais correr, melhor se tornará a fazê-lo.

marato

O guia vai ser lançado no próximo dia 15 de janeiro e custa 18,80€

Texto editado por Ana Dias Ferreira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR