Exercício Físico

O plano de treino para começar a correr e chegar aos 10 quilómetros

1.156

Quer ser um ás da corrida ou simplesmente levantar o rabo do sofá? Bastam 5 semanas para passar de novato a maratonista com este plano elaborado pelo Observador. Calce os ténis e faça-se à estrada.

Use o programa de treino do Observador como ponto de partida para planear as suas corridas e vá aumentando a distância, dificuldade e velocidade à medida que for melhorando.

ANDREIA REISINHO COSTA

Autor
  • Sílvia Silva

Dizem que a forma mais eficaz de começar a correr é simplesmente calçar os ténis. No entanto, se nunca correu (ou se já não corre há muito tempo), nem o calçado lhe vai dar motivação suficiente para abraçar este novo desafio. Como principiante, deve dedicar tempo a desenvolver a sua capacidade de corrida — bem como a sua condição física geral. Um programa de preparação tem de dar tempo entre corridas para os músculos recuperarem e deve ajudar o corpo a criar resistência de forma gradual.

Ao longo das semanas, a distância das corridas deve ser aumentada para garantir que permanece estimulado e motivado. No entanto, um bom treino começa sempre com exercícios de aquecimento com uma duração de 10 minutos e acaba com o mesmo tempo de arrefecimento. A corrida, essa, varia consoante as sessões e os minutos e deve ser intercalada com alguns minutos a caminhar.

Com a ajuda do guia Corrida e Maratona, elaborámos um programa de treino de cinco semanas que o vai transformar num autêntico atleta de alta competição. Use e abuse do plano, em fotogaleria, e lembre-se que quanto mais correr, melhor se tornará a fazê-lo.

marato

O guia vai ser lançado no próximo dia 15 de janeiro e custa 18,80€

Texto editado por Ana Dias Ferreira.

Texto de Sílvia Silva, ilustração de Andreia Reisinho Costa.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Educação

Mais vale acabar

João Pires da Cruz

Damos atenção aos direitos de todos menos aos daqueles que são mais preciosos, os nossos filhos. Gastamos dinheiro em tudo, menos no que é impossível substituir, o tempo das nossas crianças aprenderem

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)