O salário mínimo regional nos Açores aumenta em 2016 para 556,50 euros, representando mais 26,25 euros mensais face ao que vigorava, revela uma nota de imprensa divulgada hoje pelo gabinete de imprensa do executivo açoriano.

Citado na mesma nota, o vice-presidente do Governo dos Açores, Sérgio Ávila, destaca que o aumento, em vigor a partir deste mês, “é 26,50 euros superior ao nacional”, notando que os trabalhadores açorianos abrangidos vão beneficiar de “um aumento de 367,50 euros por ano”.

Segundo o governante, “representa um incremento com muito impacto do ponto de vista do rendimento do trabalho”, assinalando haver ainda outras componentes de acréscimo a ter em consideração.

“A conjugação do aumento do salário mínimo regional para 556,50 euros com a redução do imposto sobre o trabalho e a reposição dos vencimentos resultará, ao longo de 2016, num aumento muito significativo do rendimento do trabalho dos açorianos”, considera o vice-presidente do executivo regional.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sérgio Ávila adiantou que vai ocorrer “uma redução muito significativa, nos próximos meses, em termos do IRS, através da redução da sobretaxa que era aplicada aos rendimentos do trabalho”.

Por outro lado, vai haver “uma anulação progressiva, ao longo do ano, dos cortes que ainda havia sobre os vencimentos dos funcionários públicos” para que “seja reposto integralmente o seu vencimento no final deste ano”.

Nesse sentido, Sérgio Ávila acredita que este ano será “marcado por um aumento bastante significativo do rendimento do trabalho que irá, com certeza, refletir-se positivamente”, desejando que esses reflexos no rendimento disponível das famílias se façam sentir, particularmente, “no incremento do consumo interno e, por essa via, na dinamização da atividade económica”.