A polícia do Kosovo respondeu hoje com gás lacrimogéneo aos ataques de milhares de manifestantes que criticavam o Governo pelo acordo alcançado com a Sérvia, atirando ‘cocktails molotov’ e pegando fogo a um edifício governamental.

A manifestação foi a última de uma série de protestos contra um acordo alcançado com a Sérvia, país do qual o Kosovo se separou em 2008, e um entendimento sobre a demarcação das fronteiras com o Montenegro.

Segundo relata a AFP, os manifestantes queriam que o Governo se demitisse no seguimento dos acordos com a Sérvia, principalmente aquele que cria uma associação de municípios governados pela minoria sérvia do Kosovo.

Os que se opõem ao Governo acreditam que isso vai aprofundar as divisões étnicas e aumentar a influência sérvia no Kosovo, cuja população de 1,8 milhões é maioritariamente de etnia albanesa e muçulmana.

“Não seremos governados por aqueles que trocam a nossa soberania. Queremos eleições livres organizadas imediatamente, porque eles já não têm o direito de governar o Kosovo”, disse o líder da Iniciativa pelo Kosovo, Fatmir Limaj.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR