O presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) afirmou hoje, nos Açores, que não passa cheques em branco ao Governo e considera possível corrigir no orçamento de 2017 a dificuldade estrutural do subfinanciamento do ensino superior.

“Não estamos a passar um cheque em branco. Significa que vamos trabalhar com o ministro (da Educação) e criar um grupo para trabalhar no financiamento para 2017”, afirmou António Cunha aos jornalistas, após uma reunião plenária na reitoria da Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

Na terça-feira o ministro da Ciência e do Ensino Superior, Manuel Heitor, prometeu mais autonomia para as universidades e os institutos politécnicos, mas admitiu que o “esforço de contenção orçamental terá de continuar”.

No final da primeira reunião com o ministro, que decorreu em Lisboa, o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas revelou-se esperançado para, com a tutela, encontrar “mecanismos para começar a corrigir os problemas estruturais de subfinanciamento do ensino superior”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em 2016 as dotações orçamentais para as universidades vão manter-se iguais a 2015, ou seja serão de 700 milhões de euros, apesar da CRUP defender um reforço de 20%, valores considerados “relativamente baixos e com pouca expressão face a números que enchem as páginas do jornais”.

“Partimos do princípio que é um trabalho que visa e está assumido corrigir algo que é neste momento uma dificuldade estrutural que o ensino superior enfrenta, que é o subfinanciamento resultante daquilo que aconteceu nos últimos anos”, disse António Cunha, acrescentando que o modo como esta dotação é dividida pelas universidades “também tem de ser corrigida face a alterações que aconteceram e desequilíbrios que se verificam”.

Segundo disse o reitor da Universidade do Minho as maiores academias de ensino superior em Portugal aumentaram, nos últimos anos, significativamente as suas percentagens de receitas próprias, sem quantificar, pelo que estas instituições “têm feito a sua parte” para contornar o subfinanciamento.

António Cunha considerou que será difícil aumentar a verba destinada à Universidade dos Açores sem ocorrer um aumento da dotação estatal para o ensino superior em Portugal.

“Temos várias universidades, com várias especificidades. Há universidades com 40 mil alunos e outras com quatro mil. São situações muito diversas”, sustentou o presidente da CRUP, acrescentando que a Universidade dos Açores é de pequena dimensão, insular e tripular.

A CRUP é uma entidade de coordenação do ensino universitário em Portugal, que integra como membros efetivos 15 instituições de ensino superior.

RME // EL

Lusa/Fim