Em comunicado enviado à agência Lusa, a Infraestruturas de Portugal indicou que, devido ao “temporal extremo”, verificaram-se os dois descarrilamentos, “aparentemente por deslizamento de terras”.

O primeiro aconteceu cerca das 14h10 de domingo, quando um comboio regional de passageiros descarrilou na zona de Contenças, Mangualde, provocando três feridos ligeiros, de acordo com os bombeiros de Mangualde.

O comboio fazia a ligação entre Coimbra e a Guarda e descarrilou junto ao apeadeiro de Contenças, Mangualde.

Já hoje, cerca das 00h05, ocorreu um segundo descarrilamento, desta vez na linha do Douro, em Mosteiró, Baião, Porto, num comboio de passageiros com 55 pessoas as bordo, sem, no entanto, causar feridos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Face à previsão de agravamento das condições climatéricas na noite de domingo para hoje, segunda-feira, a Infraestruturas de Portugal decidiu suspender a circulação naquelas duas linhas durante toda a noite, para aferição das condições de segurança, bem como para facilitar o início dos trabalhos de carrilamento das composições.

Os trabalhos realizados durante a noite e as respetivas inspeções permitiram a reabertura dos troços da linha da Beira Alta entre a Pampilhosa e Mangualde e da linha do Douro, entre Marco e Porto, segundo o comunicado da Infraestruturas de Portugal.

No comunicado, aquele organismo acrescenta que durante a manhã de hoje será reavaliada a situação nos restantes troços das linhas afetadas.