Economia

Investimento de proximidade. Governo prepara plano com 300 milhões em fundos

António Costa defende a reconstituição de um Conselho Superior de Obras Públicas. Governo vai lançar plano com 300 milhões em fundos para apoiar sobretudo investimentos de proximidade.

STEPHANIE LECOCQ/EPA

O governo está a preparar o lançamento de um plano de dinamização de investimento de proximidade que contará com 300 milhões de euros em fundos comunitários. Segundo o primeiro-ministro, este plano, que resulta também dos acordos desenvolvidos com as áreas metropolitanas e as comunidades intermunicipais, será lançado daqui a duas semanas.

António Costa, que falava esta segunda-feira na conferência de Gaia, com o tema ‘As Vias do Noroeste’, defendeu ainda a “reconstituição de um Conselho Superior de Obras Públicas”, que deve emitir “parecer obrigatório sobre os programas de investimento e projetos de grande relevância”. Este conselho, cuja criação está prevista no programa do governo PS, terá uma representação plural, designada pelo Conselho Económico e Social, ordens profissionais, universidades, regiões e áreas metropolitanas, bem como “associações ambientais.

O objetivo é “reforçar as competências do Estado para que sejam efetuadas adequadas análises de custo/benefício”. O primeiro-ministro relembrou ainda outro compromisso socialista em matéria de obras públicas. Os programas plurianuais de investimento serão levados a discussão pública antes da sua aprovação, com a indicação expressa dos fundos de financiamento”. Os projetos terão ainda de passar no Parlamento com uma maioria qualificada de dois terços, “de forma a assegurar sempre o compromisso político que transcenda o quadro sempre limitado das maiorias que vigora em cada uma das legislaturas”.

O primeiro-ministro referiu ainda a importância determinante da “mobilidade elétrica” para alcançar os objetivos europeus de redução de emissões e de veículos, adiantando que estão a ser dados passos para que avance “a instalação de novos postos” de abastecimento de veículos a eletricidade no corredor da mobilidade elétrica Portugal-Espanha-França.

E destacou a importância em investir na ferrovia no âmbito dos instrumentos do Portugal 2020, designadamente a “modernização da linha do Norte”, o “corredor Aveiro-Salamanca (Espanha), a linha do Minho e a melhoria da ligação ferroviária ao porto de Leixões”.

António Costa apontou ainda a linha do Douro e lembrou, no âmbito da rodovia, o túnel do Marão, considerando que estes são “investimentos determinantes para o reforço da competitividade interna e externa da região” Norte.

    Se tiver uma história que queira partilhar ou informações que considere importantes sobre abusos sexuais na Igreja em Portugal, pode contactar o Observador de várias formas — com a certeza de que garantiremos o seu anonimato, se assim o pretender:

  1. Pode preencher este formulário;
  2. Pode enviar-nos um email para abusos@observador.pt ou, pessoalmente, para Sónia Simões (ssimoes@observador.pt) ou para João Francisco Gomes (jfgomes@observador.pt);
  3. Pode contactar-nos através do WhatsApp para o número 913 513 883;
  4. Ou pode ligar-nos pelo mesmo número: 913 513 883.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Partidos e Movimentos

Seja bem-vinda, "Iniciativa Liberal"

Mário Pinto

Saudamos o Manifesto da Iniciativa Liberal, mesmo não partilhando muitas das suas propostas. Saudamos em especial a defesa do princípio da subsidiariedade, base para a "democratização da democracia".

Poupança

O capital liberta

André Abrantes Amaral

É do ataque constante ao capital que advêm as empresas descapitalizadas, as famílias endividadas e um Estado sujeito a três resgates internacionais.

Governo

Cogitações sobre a remodelação /premium

Maria João Marques

Costa promoveu pessoas com pouquíssima experiência profissional fora da vida política. É dos piores indicadores para qualquer político. Viver sempre na bolha dos partidos é péssimo cartão de visita.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)