O centro da cidade do Porto recebe este ano, pela primeira vez, uma classificativa do Rali de Portugal, prova pontuável para o Campeonato do Mundo de Ralis, disse à agência Lusa fonte camarária.

A ‘especial’ vai ser realizada “na zona da avenida dos Aliados e envolvente”, no dia 20 de maio, indicou Nuno Santos, adjunto do presidente da autarquia.

Denominada ‘Porto Street Stage’, a prova “corresponderá a duas passagens sucessivas por uma classificativa, com uma extensão de 1.850 metros”, revelou a autarquia numa nota informativa a que a Lusa teve acesso.

“A operação, que implica a montagem de um autêntico circuito de competição na Avenida dos Aliados e ruas envolventes, tem vindo a ser cuidadosamente estudada em todas as suas vertentes e aproveitará a experiência e materiais que a Porto Lazer possui, provenientes do antigo Circuito da Boavista”, esclarece o município.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Câmara salienta ainda que a iniciativa nada tem a ver “com a demonstração realizada no Porto em 2010”, que “envolveu apenas nove carros e não contava para qualquer classificação”.

“Desta vez, a prova conta mesmo para a etapa portuguesa do Campeonato Mundial de Ralis e as exigências de segurança e organização são totalmente distintas, como prometem ser também o espetáculo e o retorno económico para o destino Porto”, nota a autarquia.

O município refere ainda que a classificativa “começou a ser preparada pela Câmara do Porto e pelo Automóvel Clube de Portugal (ACP) há meses e é a grande novidade da competição deste ano”, depois de o Porto ter ficado fora da organização da edição de 2015.

A Câmara sublinha que em 2015, sem a classificativa do Porto, “a despesa direta total gerada pelo WRC Vodafone Rally de Portugal na economia do turismo do Porto e Norte de Portugal, assegurada por adeptos e equipas, atingiu os 65,2 milhões de euros”.

Os dados, esclarece o município, fazem parte de um estudo da autoria do Centro Internacional de Investigação em Território e Turismo da Universidade do Algarve em parceria com a Universidade do Minho.

“Além deste valor, a audiência acumulada da prova foi estimada em 73,5 milhões de espetadores, que geraram um impacto adicional indireto de 62,2 milhões de euros, dando assim origem a um volume total de 127,4 milhões de euros de retorno para a economia do turismo e imagem do destino”, observa a Câmara do Porto.

Tal como em 2015, o Rali de Portugal “realiza-se este ano no Norte de Portugal, entre 19 e 22 de maio, e faz pela primeira vez uma incursão no centro do Porto”, sublinha o município.

O traçado exato da competição será comunicado por Câmara do Porto e a ACP “assim que as duas entidades encerrem o dossier”.