Os suinicultores portugueses vão hoje concentrar-se pelas 19h30 na estação de serviço da A1 em Santarém no sentido Sul/Norte para realizarem mais uma ação sobre a lei da rotulagem na carne de porco, informou o porta-voz da iniciativa.

Em declarações à Lusa, João Correia, porta-voz dos suinicultores portugueses, explicou que a concentração será em Santarém, pelas 19:30, “na estação de serviço da A1, no sentido Sul-Norte” para mais “uma ação contra a falta de cumprimento da lei da rotulagem da carne de porco”.

“Rotulagem que, em alguns casos, é ignorada e, com a mesma gravidade, o descaramento das contínuas promoções que em nada dignificam o produto em si e que a opinião pública começa a desconfiar de que a carne de porco não tem qualidade, tantas são as promoções feitas à sua volta”, são algumas das reclamações dos suinicultores, segundo o porta-voz.

O local onde os suinicultores vão realizar a iniciativa só vai ser decidido durante a concentração na estação de serviço de Santarém, acrescentou João Correia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No dia 27 de dezembro, cerca de 200 suinicultores realizaram uma ação de sensibilização no talho do Pingo Doce do centro comercial Braga Parque, em Braga, denunciando a falta de rotulagem na carne de porco vendida naquela grande superfície, conforme obriga a lei em Portugal.

Na sequência desse protesto, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), recolheu as embalagens de carne de porco não rotuladas no Pingo Doce do Braga Parque.

Além do incumprimento da lei em alguns estabelecimentos comerciais, João Correia recorda que o suinicultor português perde hoje, em média, 45 euros por porco que vende, ou seja, estão a vender “abaixo do custo de produção”, colocando em causa “200 mil postos de trabalho diretos e mais 200 mil indiretos”.

À ação de sensibilização de hoje dos suinicultores portugueses somam-se mais quatro no mês de dezembro, que decorreram nos dias 05, 13, 17 e 27.

Estão registados em Portugal cerca de quatro mil suinicultores industriais, havendo no total quase 14 mil explorações e Portugal produz cerca de 55% da carne de porco que consome.