789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Presidenciais. Hinos de campanha nunca desiludem

Este artigo tem mais de 5 anos

3 em 10. Este é o número de candidatos que aposta na música como forma de apelo ao voto. Paulo Morais e Vitorino Silva no final, Henrique Neto no início. "Os tempos", esses, são de antena.

Paulo Morais é candidato à Presidência da República
i

Paulo Morais é candidato à Presidência da República

JOSÉ COELHO/LUSA

Paulo Morais é candidato à Presidência da República

JOSÉ COELHO/LUSA

Acha que “abraços são precisos” em Portugal e que “caminhamos com sorrisos”, que o “tempo não é de ninguém”, ou que é tempo de “voltar a arriscar”? Ou, então, que “não são alguns milhões de euros que vão resolver o problema do país”? Existe de tudo um pouco nos tempos de antena dos candidatos presidenciais, que vão do registo musical, da entrevista ao passeio pelas terras natal, até a um estúdio de gravações.

“Henrique, Henrique/foste rei a inovar”, “Vota Morais que os tempos são tais/e o tempo não é de ninguém” ou “É com o Tino o caminho do saber”. Estas são frases das músicas presentes nos tempos de antena de Henrique Neto, Paulo Morais e Vitorino Silva, respetivamente.

Estes candidatos apostaram em juntar a música ao apelo ao voto, com músicas que ficam no ouvido. De uma quadra mais simples, de Paulo de Morais, a uma estrofe com música de acordeão para Vitorino Silva (Tino de Rans) que pede à sua mandatária nacional para “dar uma mãozada”, vulgar aperto de mão, até ao reinado da inovação de Henrique Neto.

Ora veja:

Tempo de Antena de Paulo de Morais:

O candidato, que faz da sua principal causa a luta contra a corrupção, volta a deixar a ideia saliente no vídeo, com uma apresentação mais institucional. Já Henrique Neto, e ao contrário da estratégia de Paulo Morais, aposta em colocar a música no início do vídeo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Tempo de Antena de Henrique Neto:

Tempo de Antena - Henrique Neto - 2016/01/10

"Como Presidente da República, trabalharei para devolver o poder democrático aos portugueses!" - Henrique NetoAssista ao primeiro espaço de Tempo de Antena da candidatura de Henrique Neto. #henriqueneto #presidenciais2016

Publicado por Henrique Neto em Domingo, 10 de Janeiro de 2016

Por seu lado, Cândido Ferreira aposta numa crítica à forma como a Presidência da República tem sido gerida ao longo dos anos, afirmando que é a primeira coisa que fará como Presidente da República será a “reforma dos serviços da presidência” pois, afirma, está-se a gastar “180 vezes mais” do que no tempo de Ramalho Eanes, quando a Presidência funcionava com serviços mínimos.

A crítica ao candidato de direita, Marcelo Rebelo de Sousa, é o traço distintivo do tempo de antena de Edgar Silva. Crítica esta feita por Heloísa Apolónia e e Jerónimo de Sousa, mostrando não é apenas o PCP que apoia a candidatura do ex-padre, mas que também o PEV o faz.

Num registo mais local, Marisa Matias e Sampaio da Nóvoa. Sem hino musical, mas com aposta nas origens. A aldeia natal de Marisa Matias é, a par com candidata, protagonista do tempo de antena. Matias joga à bola e fala da evolução a que assistiu quando criança e daquilo que considera os retrocessos dos dias de hoje. E vai de Portugal à Europa. Já Sampaio da Nóvoa, com os seus dotes de jogador de futebol que em tempos foi, também mostra que ainda dá uns toques na bola e que já cumprimentou o Papa Francisco. Apesar de não haver música no tempo de antena, apoiantes de Sampaio da Nóvoa fizeram um hino musical, não oficial, para o candidato. “Há palavras solidárias/no bater do coração”, e “Sampaio da Nóvoa/ somos nós, somos nós” são duas passagens deste hino de apoio, que conta com a música de Vitorino e letra de José Fanha.

https://youtu.be/gXtixER1-Bc

Outros dois candidatos que apresentam um registo muito semelhante, mas desta vez de entrevista, são Marcelo Rebelo de Sousa e Maria de Belém Roseira. Já Jorge Sequeira apostou num tempo de antena narrado por outra pessoa e não por si próprio, um orador motivacional.

*Editado por Helena Pereira

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora