Portugal não tem qualquer foco de gripe das aves e a proibição de comercialização destes animais em alguns mercados é uma medida de prevenção, afirmou o diretor geral de Alimentação e Veterinária, garantindo não existir risco para os humanos.

“Não temos gripe das aves em Portugal, as medidas são exclusivamente de precaução dado a gravidade económica que a doença representa” para os produtores, disse à agência Lusa Álvaro Mendonça.

Em termos de segurança para as pessoas, “o risco é minímo, é reduzidíssimo porque não há nenhum foco em Portugal”, referiu.

“A transmissão do H5N1 para os seres humanos, para além de ser baixa, neste momento, por comunicação das autoridades francesas, sabemos que os marcadores de risco para a espécie humana não existem nesta estirpe de vírus”, salientou ainda o responsável.

No final de dezembro, depois de surgirem vários focos em França, a Direção Geral de Alimentação e Veterinária proibiu a comercialização de aves em feiras e mercados em alguns concelhos, sobretudo na zona centro e Alentejo e na zona da Ria Formosa, no Algarve, onde há mais migrações conhecidas de aves selvagens.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR