O Shazam, uma aplicação móvel que permite descobrir composições musicais, foi em busca das cidades com almas gémeas. Pelo menos no que toca às preferências musicais. Através dos utilizadores de 4.900 cidades diferentes, a aplicação encontrou as dez músicas que mais tocam pelo mundo fora e as cidades que têm gostos muitos semelhantes. A BBC construiu uma ferramenta para explorar o que passa nos auriculares da sua cidade: basta introduzir o nome da sua cidade e sabe onde estão a ouvir o mesmo.

Screen Shot 2016-01-13 at 13.14.20

Experimentamos procurar por “Santarém” e descobrimos que por lá ninguém resiste a estas três canções: Miúda Linda, do Nelson Freitas; Ginza, de J. Balvin; e Locked Away, de R. City com Adam Levine.

Screen Shot 2016-01-13 at 13.18.42

Sabendo disto, o Shazam andou à procura da cidade do mundo cujas preferências musicais fossem muito semelhantes. E encontrou-a a 9700 quilómetros de distância: é Luján, na Argentina, que tem seis músicas em comum com o TOP 10 de Santarém.

Screen Shot 2016-01-13 at 13.19.10

Agora é a sua vez. Entre no site e coloque o nome da sua cidade no campo de pesquisa para saber o que anda a dominar as colunas pelo país fora. Se não encontrar a localidade que pretende não se preocupe: o Shazam tem outra opção a que pode aceder aqui para não o deixar na mão.