O Instituto Português do Mar e da Atmosfera anunciou que as previsões meteorológicas indicam que a tempestade tropical ‘Alex’ vai atingir os Açores na madrugada e manhã de sexta-feira, estando esta manhã a menos de 900 quilómetros.

“Os vários modelos meteorológicos utilizados neste tipo de situação estão de acordo na trajetória do sistema, pelo que é de esperar que a tempestade atinja mesmo o arquipélago, especialmente durante a madrugada e manhã de sexta-feira”, explicou Carlos Ramalho, da delegação regional dos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Carlos Ramalho esclareceu que, “às 05:00 da manhã [de hoje], a tempestade estava a 905 quilómetros a sul-sudoeste dos Açores, com deslocamento para norte-nordeste, a uma velocidade de 30 quilómetros/hora”.

“A partir da noite de hoje, com a aproximação da tempestade ‘Alex’, espera-se um aumento gradual da intensidade do vento, de 80 km/hora no grupo oriental (ilhas de Santa Maria e São Miguel), sendo que a influência será sentida de forma mais intensa a partir da madrugada e durante a manhã de sexta-feira”, adiantou o meteorologista.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quando atingir o arquipélago, os especialistas estimam que o vento será de 100 a 130 km/hora nos grupos oriental e central (ilhas Terceira, Faial, Pico, Graciosa e São Jorge), com “chuva forte e forte agitação marítima, com ondas de seis a oito metros para os dois grupos”.

Na quarta-feira, pelas 20:00 locais (mais uma hora em Lisboa), o IPMA informou que a tempestade estava a 1.260 quilómetros do arquipélago e, num comunicado emitido posteriormente, o instituto acrescentou que a sua velocidade era de 22 km/hora.

Um ciclone (ou furacão) é uma depressão cujos ventos atingem velocidade elevada e, por norma, inclui precipitação, sendo uma situação que poderá originar fenómenos extremos de chuva, de vento e de agitação marítima, de acordo com o IPMA.

Este ciclone é, desde 1978, o primeiro a formar-se em janeiro e é também apenas o quarto conhecido neste mês desde que há registos, ou seja, desde 1851, alertou o IPMA.

“Nesta altura do ano não é normal ocorrerem tempestades tropicais, que são frequentes nos meses de verão e outono”, adiantou Carlos Ramalho, acrescentando que uma melhoria do estado do tempo está prevista para a tarde de sexta-feira.

O IPMA emitiu um aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, para os grupos central e oriental da região, devido à previsão de chuva, agitação marítima e vento.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores alertou, entretanto, que a aproximação e passagem da tempestade tropical ‘Alex’ pelo arquipélago irá provocar um agravamento do estado do tempo, destacando que o eventual impacto dos efeitos “pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados”.

Nesse sentido, o IPMA recomenda a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento, e a adequada fixação de estruturas soltas, como andaimes ou placards e outras estruturas montadas ou suspensas.

A Proteção Civil açoriana aconselha também a manter limpos os sistemas de drenagem e a consolidar telhados, portas e janelas, devendo a população ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas, não devendo praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar.