O líder socialista do PSOE deu um passo em frente na atual crise política, procurando concretizar o seu objetivo de formar um Governo alternativo ao do PP de Mariano Rajoy. O PSOE “está obrigado a entender-se com o Podemos” de Pablo Iglesias, disse hoje Pedro Sánchez,.

À TVE, e citado pelo El Pais, Sánchez diz que “as forças da mudança estão obrigadas a entender-se. Temos pontos em comum e une-nos a mudança”. Mesmo assim, subsiste uma “linha vermelha” que tem impedido um acordo entre as duas forças políticas para ocupar a Moncloa – o referendo sobre a independência da Catalunha.

Apesar de Iglesias exigir que a decisão sobre independência da região catalã vá a votos, o que tem sido recusado pelo PSOE, o socialista mantém a ambição de criar uma solução de governo “à portuguesa”, como chamam já os jornais espanhóis – Sánchez esteve até em Lisboa para pedir aconselhamento a António Costa. E para isso há um argumento a ganhar forma para pressionar o Podemos: “Mais quatro anos de Rajoy na Moncloa agravariam a situação da Catalunha”, e, a acontecer, a responsabilidade seria de Iglesias.

O líder do PSOE considera ainda que a repetição das eleições “não é a solução, é adiar o problema porque a aritmética vai ser muito semelhante”. E por isso Sánchez insiste, piscando também o olho ao Ciudadanos: “Estamos condenados a entendermo-nos. Une-nos a mudança, temos uma agenda social que podemos partilhar com o Podemos e uma de regeneração com o Ciudadanos. Estendemos a mão para a esquerda e para a direita”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR