Um grupo de cientistas japoneses conseguiu “ressuscitar” um exemplar de urso de água encontrado congelado no Polo Sul há 30 anos, anunciou o Instituo Nacional de Investigação do Japão. O nome verdadeiro deste animal, que consegue sobreviver em condições ambientais extremas, é “tardigrada” e pertence ao filo dos artrópodes, mas recebeu a alcunha de “urso de água” devido à sua aparência e modo de caminhar, esclarece o ABC.

Em 1983, os cientistas encontraram um urso de água em musgo na base de Showa, uma parte da Antártida que pertence ao Japão. Começou-se a descongelar o animal em março de 2014, na esperança de o fazer “regressar à vida”. Embora já se tenha conseguido “ressuscitar” animais congelados, nenhum deles tinha ficado mais de nove anos preservado no gelo. Este período era ultrapassado em 23 anos, neste caso.

A tardigrada consegue viver num intervalo amplo de temperaturas, que vai desde os -20ºC até aos 100º. Também consegue suportar condições extremas de pressão e de radiação. Tudo isto porque este animal consegue adaptar o metabolismo às condições a que está submetido, diminuindo ou aumentando o seu ritmo de acordo com as necessidades. Neste caso, a tardigrada conseguiu viver porque se “autodesidratou” e esteve adormecido, como numa hibernação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR