O metropolitano de Arroios pode vir a encerrar duas vezes por dia, nas horas de ponta (de manhã e ao fim da tarde, revela o jornal Público), para permitir que nesse período circulem na linha verde composições de seis carruagens (cuja dimensão a estação não comporta). A revelação foi feita através de uma pergunta da bancada parlamentar do PCP, que, segundo o DN, indica o seguinte:

“Foi entregue ao PCP documentação que indica que o Metropolitano de Lisboa decidiu encerrar a Estação de Arroios para permitir a circulação de composições com seis carruagens na linha verde na hora de ponta. E que o procedimento, a adotar a partir do início do próximo mês de fevereiro, seria o encerramento parcial da estação, apenas durante as referidas horas de ponta”

Até fevereiro de 2012, circulavam na linha verde (que liga Telheiras ao Cais do Sodré) comboios com quatro carruagens, devido às limitações das estações de Areeiro (que foi entretanto prolongada) e de Arroios. Desde essa data, e por razões de poupança, os comboios que circulam na linha verde passaram a ter apenas três carruagens, o que se mantém como prática atual.

Na interpelação feita pela bancada parlamentar do PCP ao Governo, os deputados comunistas afirmam que a alteração é de “difícil execução” e acrescentam que esta “degradaria as condições de segurança da circulação“. A alteração, defendem, só deve ser feita em “situação pontual e nunca como forma de funcionamento”.

Eventuais obras de alargamento no terminal de Arroios, refere o Público, obrigariam ao encerramento total da estação. A bancada parlamentar do PCP não deixa de sublinhar que estas obras, que o anterior Governo não realizou, seriam “o último [passo] necessário para colocar toda a linha verde em condições de receber composições com seis carruagens”: isto porque a estação de Arroios é, neste momento, a única em toda a linha verde que não permite a circulação de comboios com essa dimensão.

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