O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Mohammad Javad Zarif, disse em Viena que as sanções relacionadas com a questão nuclear no seu país serão levantadas este sábado, acrescentado que é um dia bom para o mundo.

“Também é um bom dia para a região”, disse Zarif aos jornalistas ao chegar à capital da Áustria, de acordo com a agência de notícias Irna. “Hoje é um bom dia para o povo do Irão e as sanções serão levantadas hoje”, acrescentou o ministro iraniano.

Zarif encontra-se em Viena para participar numa cerimónia para o anúncio da implementação do acordo nuclear assinado em julho de 2015 entre Teerão e as grandes potências ocidentais, destinado a finalizar mais de treze anos de litígio.

Esse texto deverá garantir que o Irão não pode possuir bombas atómicas, em troca de um levantamento progressivo e controlado das sanções internacionais que foram adotadas a partir de 2006.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Zarif deverá encontrar em Viena o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, e a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini. “Além do anúncio da implementação do acordo nuclear, irei encontrar-me com Kerry, Mogherini e (Yukiya) Amano”, diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), disse o ministro.

A AIEA ainda deverá confirmar formalmente que os iranianos cumpriram os compromissos assumidos no quadro do acordo de julho. Um relatório para o efeito será “provavelmente” divulgado hoje, de acordo com fontes diplomáticas em Viena.

“Após a entrada em vigor do acordo nuclear, o terreno será propício para uma grande cooperação ao nível regional para lutar contra o perigo que ameaça a nossa região, ou seja, o terrorismo e o extremismo”, disse, referindo-se nomeadamente ao crescimento dos grupos jihadistas como os radicais do Estado Islâmico. “Estamos prontos e esperamos que os outros países vizinhos e a comunidade internacional estejam prontos”, acrescentou.