Pelo menos 75 soldados sírios e pró regime morreram hoje, em vários ataques do grupo extremista Estado Islâmico, na cidade síria de Deir Ezzor, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH). “Mais de 60 [destes combatentes] morreram apenas nos bairros de Al-Baghaliyeh, durante um ataque do Estado Islâmico em vários bairros de Deir Ezzor e nos seus arredores”, disse à agência de notícias France-Presse o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman.

Vários combates violentos ocorreram na tarde de hoje, no norte e no leste da Síria, onde as forças do regime, apoiadas por ataques russos, enfrentam o Daesh, o grupo extremista, autoproclamado Estado Islâmico. Na província de Aleppo, a noroeste de Deir Ezzor, as forças pró regime mataram pelo menos 16 ‘jihadistas’, num ataque abortado contra uma posição do regime perto da cidade de Al-Bab, segundo o observatório.

Já no leste do país, e de acordo com o OSDH, o Estado Islâmico avançou pela ponta norte da cidade de Deir Ezzor e capturou o subúrbio de Al-Baghaliyeh, onde executou pelo menos 60 soldados sírios. No entanto, a agência de notícias síria — SANA — afirma que as tropas do regime conseguiram afastar um ataque do Estado Islâmico na zona que envolve Al-Baghaliyeh e infligiram “perdas pesadas” ao grupo.

Deir Ezzor é a capital da província com o mesmo nome, uma zona rica em petróleo e que faz fronteira com o Iraque e que é maioritariamente controlada pelo Estado Islâmico. O líder do observatório sírio Rami Abdel Rahman disse que na tarde de sábado continuavam os fortes combates, depois do ataque do Estado Islâmico.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR