A AirlineRatings.com já anunciou quais são as 20 companhias aéreas mais seguras do mundo para 2016. E no topo da proteção dos passageiros está a australiana Qantas, que teve um “registo extraordinário”. Em acusa está o facto de não ter registado nenhuma fatalidade a bordo desde que chegou às viagens a jato. Entre as 20 empresas que mais zelam pela proteção dos passageiros, não há nenhuma portuguesa.

Para listar aquelas que são as 20 companhias aéreas mais seguras do mundo, a AirlineRatings.com analisa os relatórios das auditorias feitas pelos organismos, associações do setor e pelo governo, bem como os respetivos registos de fatalidades. Na mira dos analistas, está também o histórico operacional das companhias aéreas, o registo de incidentes e a excelência das operações.

Em março, o Airbus A320-211 da Germanwings despenhou-se nos Alpes franceses, matando 150 pessoas a bordo. O acidente foi deliberado pelo piloto Andreas Lubitz. Tinha 27 anos. Cinco meses depois, morreram mais 224 pessoas, quando um Airbus A321-231 russo se despenhouna península do Sinai. O avião da MetroJet tinha como destino São Petersburgo e caiu a sul da cidade egípcia de Al-Arish, capital da província do Norte Sinai, pouco depois de levantar voo de Sharm el-Sheik. Esses são os sinais negativos de uma indústria que tem valores globais de segurança elevados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR