A portuguesa Yahima Ramírez conquistou este domingo a medalha de prata na categoria de -78 kg no Open Africano de Tunes de judo, ao perder com a francesa Christelle Garry na final.

Para atingir a final, a Lusa derrotou a australiana Melanie Wallis, a espanhola Marta Tort Merino e a francesa Madeleine Malonga, antes de ser batida por Garry, por ‘ippon’.

Nos -81 kg, Carlos Luz conquistou a medalha de bronze, depois de vencer o gabonês Paul Kibikai no combate de atribuição do terceiro lugar, por ‘ippon’.

Antes, o judoca luso apenas tinha perdido uma vez, nas meias-finais, frente ao francês Dimitri Gomes Tavares, já depois de afastar o italiano Massimiliano Carollo e o gaulês Quentin Joubert.

Na mesma categoria, Diogo Lima ‘caiu’ logo na estreia, ao ser batido pelo francês Julian Kermarrec, destino idêntico ao Tiago Rodrigues afastado na primeira ronda dos -90 kg, pelo também gaulês Ludovic Gobert.

Portugal terminou o Open de Tunes com três medalhas, com a de prata de Yamira Ramírez e a de bronze de Carlos Luz a juntarem-se ao terceiro lugar de Nuno Saraiva nos -73 kg.