O presidente do Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol, Vítor Pereira (FPF), participou hoje ao Conselho de Disciplina das declarações do líder do Sporting, Bruno de Carvalho, sobre a arbitragem. “Várias declarações na imprensa atribuídas a Bruno de Carvalho foram entregues por Vítor Pereira ao Conselho de Disciplina da FPF, que averiguará se há matéria para sanções”, disse à agência Lusa fonte oficial do Conselho de Arbitragem.

Em causa estarão as duras críticas de Bruno de Carvalho ao árbitro Luís Ferreira, que dirigiu na sexta-feira o jogo, em Alvalade, entre o Sporting e o Tondela, que abriu a 18.ª jornada da I liga e que terminou empatado 2-2.

No final do jogo, durante o qual Bruno de Carvalho recebeu ordem de expulsão, o presidente do Sporting dirigiu-se à zona mista do estádio para deixar duras críticas ao trabalho do árbitro da Associação de Futebol de Braga.

“Vou relembrar os sportinguistas que este foi o árbitro que arbitrou o primeiro jogo que assisti como presidente, o Sporting B-Benfica B, em Rio Maior. Foi o árbitro que inventou expulsões, passou penáltis para livres, um dos piores árbitros que eu já vi que veio parar, de repente, à primeira divisão e a arbitrar jogos do Sporting. Não faz sentido nenhum”, referiu na altura.

Para Bruno de Carvalho, no lance da grande penalidade que deu origem ao primeiro golo do Tondela e motivou a expulsão do guarda-redes Rui Patrício, o avançado brasileiro Nathan Júnior “já está em queda, não toca na bola, agarra-se à perna e quando vê penálti larga-a e faz sinal de que conseguiu”. “O Sporting sai daqui com menos um jogador e menos dois pontos”, lamentou o presidente do Sporting, que culpou quem “semana após semana divulga as notas negativas dos árbitros em vitórias do Sporting”.

Com 18 jornadas disputadas, o Sporting continua a liderar o campeonato, com 45 pontos, mais dois que o Benfica e cinco que o FC Porto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR