A Comboios de Portugal (CP) vai colocar à venda o complexo em que a empresa está sediada, no Rossio, e já definiu um preço para os interessados: 20 milhões de euros. Quem o quiser comprar, porém, terá de pagar primeiro e esperar três anos até tomar posse das instalações (sem qualquer contrapartida financeira): esse é o tempo necessário, diz a empresa, para adaptar o edifício da CP em Campolide, que poderá servir como nova sede da empresa. Isto porque, para fazer obras na futura sede, a empresa necessita do dinheiro da venda da atual.

A administração da CP justificou a decisão pelos “elevados custos de manutenção” do complexo do Rossio, em comunicação feita aos trabalhadores, citada pelo Público. Para além de o complexo estar “sobredimensionado para as atuais necessidades” da empresa, está ainda “localizado na zona nobre de Lisboa”, o que aumenta os custos, defendem os responsáveis, que recordam que já anteriores administrações haviam manifestado a intenção da venda.

Os trabalhadores estão contra. Segundo o Público, a Comissão de Trabalhadores da CP escreveu ao novo ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, criticando a possível venda do complexo. Esta seria “um atentado à dimensão simbólica da cultura e da história dos caminhos-de-ferro portugueses” e “nenhum valor pecuniário estará à altura do valor simbólico da sede da CP”, defendem.

No complexo que a empresa quer pôr à venda trabalham perto de 250 pessoas, que poderão ter de se mudar para o novo complexo no espaço de três anos. Os trabalhadores da CP, contudo, não acreditam que esse período seja suficiente para adaptar o complexo de Campolide. E, caso não fosse, os compradores da atual sede poderiam ter de esperar ainda mais tempo até tomar posse das instalações.

O complexo do Rossio serve de sede à empresa pública desde 1929 — há perto de 89 anos, portanto. A área bruta de construção dos edifícios é de 12.634 metros quadrados, sendo que a área total do complexo é de 13.930 metros quadrados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR