O tenista português João Sousa manteve o 33.º lugar do ‘ranking’ mundial, numa lista que continua a ser liderada confortavelmente pelo sérvio Novak Djokovic.

João Sousa estreou-se na temporada de 2016 com uma derrota logo na primeira ronda do torneio neozelandês de Auckland, mas na atualização da classificação mundial manteve-se no lugar 33.

Esta posição permitiu a João Sousa figurar entre os 32 cabeças de série do Open da Austrália, que começou hoje, face à ausência, por lesão, do francês Richard Gasquet, número nove do mundo.

João Sousa estreia-se na terça-feira na edição de 2016 do primeiro ‘Grand Slam’ da temporada, defrontando na eliminatória inaugural o cazaque Mikhail Kukushkin, que hoje sofreu uma ‘queda’ de 31 lugares, aparecendo na 94.ª posição.

Ainda entre os portugueses, Gastão Elias também manteve o 135.º lugar, enquanto Frederico Silva, que na semana passada chegou às meias-finais do ‘challenger’ de Banguecoque, deu um ‘salto’ de 26 lugares, fixando-se na posição 272.

No grupo dos dez melhores do mundo, não houve ‘mexidas’, com o ‘clube de elite’ a ser liderado por larga margem por Djokovic, que já se estreou no Open da Austrália, derrotando na primeira ronda o sul-coreano Hyeon Chung, 52.º da hierarquia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na classificação feminina, a norte-americana Serena Williams continua ‘alojada’ no primeiro posto, também com larga vantagem sobre a perseguidora direta, a romena Simona Halep.

Williams venceu no primeiro dia do Open da Austrália a italiana Camila Giorgi, 36.ª da classificação mundial.

Entre a elite do ‘top-10’, a única ‘mexida’ foi protagonizada pela alemã Angelique Kerber, que subiu uma posição, para o sexto lugar.

Michelle Larcher de Brito, eliminada na terceira e última ronda do torneio de qualificação para o Open da Austrália, ganhou uma posição e ocupa agora o lugar 221.

A número um portuguesa esteve a competir em Melbourne com ‘ranking’ protegido, pois regressou aos ‘courts’ neste torneio após se ter lesionado no pulso direito em junho do ano passado, no ‘qualifying’ de Wimbledon.