O Governo inicia hoje a “Volta Nacional Simplex”, que arranca em Viseu, num périplo pelas capitais de distrito durante três meses, com o objetivo de identificar os problemas que os cidadãos e empresas enfrentam com a Administração Pública.

Este primeiro encontro, que decorre na sede da Assembleia Municipal de Viseu, conta com a presença da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques.

Ao longo de três meses, até início de abril, a secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, irá reunir-se com cidadãos, empresários, autarcas e associações em todas as capitais de distrito, no continente e nas regiões autónomas.

O objetivo é identificar os problemas que os utentes enfrentam com a Administração Pública, uma vez que o Governo pretende lançar o Simplex 2016 até início de maio, o qual terá um ano de execução.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O diálogo com os utentes “servirá de base para o Governo apresentar as medidas Simplex 2016, de modo a que estas possam ter um impacto real na vida dos cidadãos, empresas e associações”, referiu o Governo no comunicado do Conselho de Ministros de 07 de janeiro, salientando que o programa “estará ainda aberto a sugestões dos cidadãos que podem ser enviadas através de correio eletrónico ou das redes sociais”.

Depois de Viseu, a “Volta Nacional Simplex” segue para a Guarda (19 de janeiro) e Bragança (26 de janeiro), estando prevista terminar no início de abril.

A “Volta Nacional Simplex” acontece no ano em que o programa de simplificação administrativa e legislativa cumpre o seu décimo aniversário, tendo entre as suas medidas emblemáticas o Cartão do Cidadão, que inclui cinco documentos num só, a Empresa na Hora ou o Diário da República ‘online’.

Lançado a 27 de março de 2006, o Simplex resultou de uma estratégia de modernização administrativa transversal, envolvendo todos os ministérios e serviços da administração pública central e a administração local.